
O Ibovespa opera em alta nesta segunda-feira (10), uma vez que o mercado está à espera pelos dados de inflação tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Além disso, o mercado está em compasso de espera pelo novo arcabouço fiscal.
Por volta das 13h45, o principal índice da bolsa brasileira opera em alta de 1,06%, cotado a 101.884 pontos.
No cenário político, o terceiro mandato do presidente Lula completa 100 dias sem a aprovação de importantes projetos, e com o novo arcabouço fiscal prestes a ser encaminhado ao Congresso. Apesar disso, é possível que o texto seja entregue apenas após a viagem do governo à China, prevista para esta semana.
Indicadores
No Brasil, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu 0,34% em março, conforme mostrou a Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior, a taxa havia sido de 0,04%. Com este resultado, o índice acumula variação de -0,25% no ano e de -1,16% em 12 meses. Em março de 2022, o índice havia subido 2,37% e acumulava elevação de 15,57% em 12 meses.
A FGV também publicou o Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S), que variou 0,70% na primeira quadrissemana de abril de 2023 e acumulou alta de 3,65% nos últimos 12 meses. Nesta apuração, quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação.
Cenário corporativo
Azul (AZUL4) – A aérea informou ao mercado um crescimento de 4,1% no tráfego de passageiros consolidado (RPK) no primeiro trimestre deste ano (1T23) em relação ao mesmo período de 2023. No 1T23, a capacidade consolidada (ASK) também subiu 6,0% na comparação anual, e a taxa de ocupação ficou em 78,8%, ante 80,3% entre os meses de janeiro e março de 2022.
Sabesp (SBSP3) – A companhia informou que deve assinar nesta segunda o contrato com a Internacional Financial Corporation (IFC) para trabalhar como assessora nos estudos para a desestatização da companhia. Segundo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a privatização da Sabesp deve ocorrer em 2024.
Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica (CEEE-G) – A CEEE-G informou ao mercado que suas ações ordinárias e preferenciais começam a ser negociadas na B3 nesta terça-feira (11) sob o código “CGEE”. A empresa, controlada indiretamente pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3), disse que obteve autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para registro como emissor categoria “A” e a B3 autorizou sua listagem.