
O Ibovespa começou as operações em queda nesta sexta-feira (3), acompanhando os índices futuros dos Estados Unidos e reagindo aos números do relatório de emprego norte-americano, o payroll.
Às 15h, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 1,05%, cotado a 108.981 pontos.
O Bureau of Labor Statistics divulgou nesta sexta-feira (3) o relatório de empregos, o payroll, e mostrou a criação de 517 mil empregos não agrícolas em janeiro, superando muito as estimativas do mercado, que rondavam em 185 mil. Além disso, a taxa de desemprego caiu para 3,4%, abaixo das projeções do mercado, que esperavam alta para 3,6%.
No Brasil, a produção industrial no Brasil ficou estável em dezembro na comparação com novembro. Com isso, segundo o IBGE, a indústria caiu 1,3% frente a dezembro de 2021, na série sem ajuste. Em 2022, a indústria acumula um recuo de 0,7%, após acumular alta de 3,9% em 2021.
No cenário corporativo, a Ambev (ABEV3) rebateu mais uma vez a matéria sobre um suposto rombo bilionário. gigante de bebidas chamou a acusação de “falsa” e “irresponsável”, reiterando que os cálculos dos créditos tributários são realizados de acordo com as “regras jurídicas e contábeis, com ampla transparência”.
“A notícia induz o leitor a erro. Não existe “rombo” algum. Temos litígios tributários em que divergimos da interpretação do Fisco. Esses litígios são o reflexo da complexidade do sistema tributário brasileiro e uma realidade de muitas empresas”, afirmou a Ambev.
No cenário político, os investidores repercutem as falas do presidente Lula, que criticou a manutenção da taxa Selic e comentou sobre a necessidade de autonomia do Banco Central após o mandato de Roberto Campo Neto se encerrar.