
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta terça-feira (24), após um bom avanço na véspera devido às expectativas de uma nova desaceleração no ritmo de alta dos juros pelo Federal Reserve. Além disso, os investidores continuarão atentos aos balanços trimestrais das companhas, com foco em General Electric e Johnson & Johnson.
Na Europa, o mercado também cai, com os investidores digerindo os dados preliminares mais recentes do Índice de Gerentes de Compras (PMI) da zona do euro em janeiro. Os números mostraram que o bloco voltou a crescer modestamente em dezembro, aumentando as esperanças de que a zona do euro possa evitar a recessão.
No Brasil, a expectativa está para a prévia da inflação. O IPCA-15, que será divulgado hoje, por volta das 9h, prevê uma variação de 0,52% em janeiro, ou 5,83% na comparação anual. Além disso, o cenário político segue chamando a atenção do mercado, uma vez que o presidente Lula retomou um antigo medo: o financiamento de obras a outros países. Foi o caso da intenção do petista de financiar, com recursos do BNDES, a construção de um gasoduto na Argentina.
Agenda econômica
- EUA: Balanços de 3M, General Electric, Johnson & Johnson e Verizon, antes da abertura, e de Microsoft, após o fechamento do mercado
- China: Feriado do Ano Novo Lunar deixa mercados fechados
- Argentina: Prossegue viagem do presidente Lula
- Alemanha/GfK: índice de confiança do consumidor em fevereiro (4h)
- Alemanha: Membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE) Klass Knot participa da 11ª Conferência sobre o Futuro do Setor Financeiro, do Instituto para Direito e Finanças (IMF), em Frankfurt (5h)
- Alemanha/S&P Global: PMI composto preliminar de janeiro (5h30)
- Zona do euro/S&P Global: PMI composto preliminar de janeiro (6h)
- Reino Unido/S&P Global: PMI composto preliminar de janeiro (6h30)
- Croácia: Presidente do BCE, Christine Lagarde, participa de conferência sobre a entrada da Croácia na zona do euro (6h45)
- FGV: IPC-S Capitais da 3ª quadrissemana de janeiro (8h)
- IBGE: IPCA-15 de janeiro (9h)
- Receita Federal: Arrecadação deve ser de R$ 210 bilhões em dezembro (10h30)
- EUA/S&P Global: PMI composto preliminar de janeiro (11h45)
- BC: diretor de Regulação, Otavio Ribeiro Damaso, participa da Cerimônia de Premiação do 1º Prêmio Susep de Pesquisa em Seguros, promovido pela FGV, no Rio (17h30)
- EUA/API: estoques de petróleo da semana até 20/01 (18h30)
*Com informações de BM&C Now e BDM