
Na noite desta terça-feira (10, o governo Lula acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), após ameaças de novos atos de golpistas, que já se programavam nas redes sociais para protestos que aconteceriam nesta quarta-feira (11). A AGU solicitou ao ministro Alexandre de Moraes que adote todas as medidas cabíveis para evitar novas invasões de prédios públicos e a obstrução de rodovias.
No cenário internacional, a agenda de indicadores está fraca, mas amanhã será divulgado o índice de preços ao consumidor (CPI) de dezembro, dos Estados Unidos e os investidores já se preparam para os resultados.
Na última terça-feira (10), em evento, o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que restaurar a estabilidade de preços com inflação alta pode exigir medidas que não são populares. No entanto, o discurso de Powell não indicou sinais sobre qual o rumo da política monetária do Banco Central. Mas a expectativa é que o Fed promova um aumento de juros em menor magnitude na reunião de fevereiro.
Desse modo, os mercados mundiais operam no positivo. Com os índices futuros dos EUA e bolsas europeias apresentando uma leve alta, enquanto as bolsas asiáticas fecharam majoritariamente positivas.
No Brasil, na manhã desta quarta-feira (11), foram divulgados os dados de vendas do varejo no mês de novembro. O volume de vendas no varejo caiu 0,6%, frente ao mês de outubro. No acumulado de 2022, o varejo registra alta de 1,1%. Já nos últimos 12 meses, o setor acumula avanço de 0,6%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).