
O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira (20) com investidores reagindo a possibilidade de desidratação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados que alimenta um rali nos ativos financeiros locais. Em suma, a bolsa brasileira subiu às máximas do dia, impulsionada pela queda forte dos juros de longo prazo. Além disso, o câmbio também tem um alívio nos prêmios de risco, o que dá aval a uma queda do dólar contra o real.
A agenda econômica esvaziada levou os investidores a continuarem atentos às negociações da PEC da Transição, com possibilidade de ser votada no plenário da Câmara dos Deputados hoje.
No poder Judiciário – de manter o Bolsa Família fora do teto de gastos em 2023 e a inconstitucionalidade do orçamento secreto – tiraram parte do poder de barganha do Legislativo. Mesmo assim, o governo eleito seguiu as negociações para a aprovação da PEC.
No cenário corporativo, a Aliance Sonae (ALSO3) e a brMalls (BRML3) divulgaram fato relevante nesta terça para informar que seus respectivos conselhos de administração se reuniram e confirmaram a verificação de todas as condições suspensivas para a consumação da combinação de negócios entre as companhias.
Além disso, a Petrobras (PETR4; PETR3) informou na noite de segunda-feira (19) que, observada a governança interna aplicável, foi aprovado o encerramento do processo competitivo, que estava na fase vinculante, para venda da totalidade de suas ações na subsidiária integral Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA).
Confira o fechamento do Ibovespa e demais índices
Ibovespa: 106.864,11 (+2,03%)
S&P 500: 3.821,73 (+0,11%)
Nasdaq: 10.547,11 (+0,01%)
Dow Jones: 32.850,01 (+0,28%)
Dólar: R$ 5,20 (-1,93%)
Euro: R$ 5,53 (-1,75%)