
O Ibovespa iniciou as negociações desta quinta-feira (1) em queda, com os investidores reagindo aos dados do PIB abaixo do esperado.
Às 14h20, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 1,43%, cotado a 110.874 pontos.
O produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve uma alta de 0,4% no terceiro trimestre de 2022 em comparação ao trimestre anterior, na série com ajuste sazonal, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) hoje. A expectativa do mercado rondava em 0,7% no 3T22. Frente ao mesmo trimestre de 2021, o PIB cresceu 3,6%.
No acumulado dos quatro trimestres terminados em setembro de 2022, o PIB cresceu 2,0%, comparado aos quatro trimestres imediatamente anteriores. No ano, o PIB acumula alta de 3,2%.
Além disso, o Índice Gerente de Compras (PMI) do setor industrial do Brasil passou de 50,8 pontos em outubro para 44,3 em novembro, conforme dados divulgados pelo S&P Global. Com isso, a atividade entrou em contração pela primeira vez em nove meses.
Outro ponto de atenção do mercado segue sendo a espera do anúncio de quem será o novo ministro da Fazenda no governo Lula. O mais cotado para a posição é o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que já falou em nome do petista no evento da Febraban. Porém, é possível que a divulgação oficial não ocorra esta semana.