
Nesta segunda, o Ibovespa, principal índice da B3, se manteve firme na alta e fechou o pregão no azul, iniciando a semana com o pé direito, sendo impulsionado pelas ações de commodities e com menos liquidez por conta do fechamento dos mercados em NY, por feriado.
Entre as notícias do dia, Liz Truss foi anunciada como a nova chefe do Partido Conservador do Reino Unido, tornando-se primeira-ministra da nação. Liz, uma defensora do corte de impostos que se inspirou em Margaret Thatcher e se tornou querida da ala direita pró-Brexit do Partido Conservador, assumirá o lugar de Boris Johnson na próxima terça-feira (6).
A nova primeira-ministra prometeu um “plano ousado” para cortar impostos e disse que abordará os preços crescentes da energia que estão provocando uma crise de custo de vida no país. Porém, Truss não deu detalhes sobre o que os planos envolverão; ao longo de sua campanha, seus críticos, incluindo o oponente Rishi Sunak, a pressionaram a detalhar seus próximos passos, com as famílias enfrentando outro aumento nos custos no próximo mês.
Aqui no Brasil, o Boletim Focus, do Banco Central, mostrou que os economistas do mercado financeiro reduziram as projeções de inflação para este ano, passando de 6,70% para 6,61%. Já para o PIB a estimativa passou de crescimento de 2,10% para 2,26% este ano.
Ainda por aqui, o Índice Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) composto no Brasil ficou em 53,2 em agosto, ante 55,3 registrado no mês anterior, de acordo com o S&P Global nesta segunda-feira (5).
Já o PMI de serviços passou de 55,8 em julho para 53,9 no mês passado. Segundo o relatório, as empresas de serviços continuaram a apresentar um desempenho melhor do que suas contrapartes do setor industrial, embora as taxas de expansão tenham se atenuado em ambos os casos.
Confira o fechamento do Ibovespa e demais índices
Ibovespa: 112.203,35 (+1,21)
Dólar: R$ 5,15 (-0,60%)
Euro: R$ 5,11 (-0,85%)