
A semana começa com os mercados globais ainda repercutindo as falas de Powell em Jackson Hole e, no Brasil, as entrevistas e debates para as eleições de outubro.
O Boletim Focus foi divulgado há pouco e mostrou queda na expectativa para o IPCA este ano, de 6,82% para 6,70%. Para a Selic as expectativas permaneceram em 13,75%, assim como o dólar, com projeção para encerrar o ano em R$ 5,20.
No exterior, a fala de Powell em Jackson Hole esvaziou as expectativas mais otimistas de uma mudança na postura agressiva do Fed. Powell indicou que o Fed continuará elevando juros de uma forma que poderá causar “alguma dor” à economia dos EUA. Assim, NY aguarda pelo payroll de agosto na sexta-feira (02).
O mercado acionário repercutiu o discurso do chairman do Fed. Em NY, a reação foi ruim, e os principais índices caíram de 3% a 4%. Diante isso, as bolsas asiáticas foram para o terreno negativo no pregão de hoje, com o índice Nikkei perdendo 2,66%, em Tóquio, e o Hang Seng, 0,73%, em Hong Kong. Em Seul, o Kospi caiu 2,18% e, em Taiwan, o Taiex recuou 2,31%. Na China, Xangai subiu levemente, 0,14%, e Shenzhen alta de 0,07%.
A influência de Powell também chegou no Velho Continente e os mercados de ações da Europa operam em queda importante. Em Frankfurt, o DAX 30 tem baixa de 1,51%; O CAC 40, de Paris, no vermelho em 1,81% e Madrid, em queda de 1,31%. A bolsa de Londres está fechada hoje.
Confira a agenda de hoje:
▪️ Pesquisa do Ipec (ex-Ibope) será divulgada à noite
▪️ Reino Unido: Feriado bancário deixa mercados fechados
▪️ França/OCDE: PIB do 2TRI (7h)
▪️ Boletim Focus (8h25)
▪️ Ministério do Trabalho divulga Caged de julho (9h30)
▪️Campos Neto (BC) participa de videoconferência com um grupo de investidores e representantes do JPMorgan (10h)
▪️ Entrevista coletiva sobre o Caged (10h)
▪️ Balança comercial semanal (15h)
▪️ EUA: Vice-presidente do Fed, Lael Brainard, faz discurso gravado no FedNow Early Adopter Workshop (15h15)