O Ibovespa encerrou o pregão desta sexta-feira (18) em alta e retornou ao patamar dos 115 mil pontos. A bolsa brasileira segue impulsionada pelas companhias relacionadas às commodities, acompanhando a variação positiva do minério de ferro e do petróleo nos mercados internacionais.
Na agenda do dia, a taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,2% no trimestre encerrado em janeiro, recuo de 0,9 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Esta é a menor taxa para o período desde 2016, quando registrou 9,6%.
A população desocupada foi de 12 milhões de pessoas, queda de 6,6% na mesma comparação, o que representa uma redução de 858 mil pessoas.
Ainda no Brasil, a inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) arrefeceu a 0,90% na segunda prévia de março, de 1,94% na leitura de fevereiro, informou nesta a Fundação Getulio Vargas (FGV).
No exterior, os conflitos entre a Rússia e a Ucrânia continuam no radar. Nesta sexta, os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, conversaram sobre a tensão no leste europeu, o que também ficou na mira do mercado ao longo do dia.
Além disso, os aumentos dos juros no Brasil e nos Estados Unidos ainda refletem nos índices acionários dos dois países.
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta de +1,98%, cotado a 115.310,91 pontos.
O dólar comercial fechou em queda de -0,37%, cotado a R$ 5,0158
Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam em alta. O S&P 500 fechou em valorização de +1,17% (4.463,12), o Nasdaq registrou alta de +2,05% (13.893,84), enquanto o Dow Jones encerrou o dia subindo em +0,80% (34.754,93).
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.