O Ibovespa opera em alta no início da sessão desta quinta-feira (27), estendendo os ganhos da véspera após a decisão do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) sobre a taxa de juros na última quarta-feira (26) e a sinalização de que a taxa de referência pode subir em breve no país.
Às 17h01, o principal índice da B3 registrava alta de 0,81% aos 112.189 pontos.
Nos EUA, o S&P500 recua 0,32%, o Nasdaq perde 0,92%, enquanto o Dow Jones sobe 0,10%.
Na véspera, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) manteve a taxa básica de juros dos Estados Unidos entre 0 e 25%.
O presidente do Fed, Jerome Powell, disse que acredita que o tapering deve encerrar no início de março. “Toda a nossa política, principalmente econômica, vem se adaptando a esse mercado que ainda está em transformação”, afirmou.
“A nossa economia se manteve forte e muito resiliente, principalmente durante toda a pandemia que ainda continua acontecendo”, ressaltou Powell.
Segundo Powell, o Fed continuará mantendo os objetivos de estabilidade de preços e de criação de empregos.
Ainda nos EUA, foi divulgado há pouco que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 6,9% no quarto trimestre de 2020, conforme dados preliminares
No Brasil, a agenda contou apenas com a divulgação de dados da confiança da indústria em janeiro. Segundo a FGV (Fundação Getulio Vargas), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) perdeu 1,7 ponto no mês, para 98,4 pontos, mínima desde julho de 2020 (89,8).
Em tendência de baixa desde agosto do ano passado, o ICI marcou em janeiro sua maior sequência de perdas desde 2014, quando foram registrados oito meses consecutivos de retração.
Com Reuters