Em reunião realizada pelas autoridades do Federal Reserve, a taxa de juros nos Estados Unidos foi mantida entre zero e 0,25%, apontou a ata do Fed em encontro do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, e tradução livre) em 14 e 15 de dezembro, divulgada nesta quarta-feira (15).
De acordo com a ata, “com a inflação ultrapassando 2% por algum tempo, o Comitê espera que seja apropriado manter este intervalo de metas até que as condições do mercado de trabalho tenham atingido níveis consistentes com as avaliações do Comitê de emprego máximo.”
O Fed também anunciou a redução do ritmo mensal de suas compras de ativos líquidos em US $ 20 bilhões para títulos do Tesouro e US $ 10 bilhões para títulos lastreados em hipotecas de agências.
“Começando em janeiro, o Comitê aumentará suas posses de títulos do Tesouro em pelo menos US $ 40 bilhões por mês e de títulos garantidos por hipotecas de agências em pelo menos US $ 20 bilhões por mês”, informa o Fed comunicado.
A ata do Fed finalizou destacando que o banco central continua atento com as perspectivas econômicas e a evolução da pandemia, que fará os ajustes necessários caso seja necessário. “Ao avaliar a postura apropriada da política monetária, o Comitê continuará a monitorar as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas. O Comitê estaria preparado para ajustar a postura da política monetária conforme apropriado, caso surgissem riscos que pudessem impedir o cumprimento dos objetivos do mesmo. ”
Neste momento, os principais índices nos EUA sobem com o anúncio da ata. Às 16h13 o S&P 500 está operando em +0,40% (4.652,50), o Nasdaq registra +0,23% (15.274,40), enquanto o Dow Jones está em +0,38% (35.678,26).
O dólar comercial sobe, com alta de 0,78%, cotado a R$ 5,7147 às 16h13.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.