Adriano Pires, CEO do Centro Brasileiro de Infraestrutura, disse, em entrevista exclusiva à BM&C News, nesta segunda-feira (22), que os carros elétricos não são mais efetivos na preservação do meio ambiente comparado aos veículos movidos a etanol.
“Dependendo da fonte de energia que abastece, os automóveis elétricos são mais poluentes”, avaliou Pires. O especialista também pontuou sobre o descarte de baterias elétricas e impacto ambiental do lítio.
Na avaliação do analista, o modelo de tecnologia para carros, que devem crescer nos próximos anos, é o chamado carro híbrido. “O carro 100% elétrico não, até porque ele é muito caro e a população brasileira não tem o nível de renda para comprar esse tipo de carro. O híbrido ainda está caro, mas ele tende a reduzir na medida em que começar a vender cada vez mais”.
Por fim, Pires ressaltou que os países precisam ter matrizes energéticas diferenciadas e cada região deve usar sua vantagem comparativa. “Não vai ter mais uma solução energética global como a gente teve com o petróleo no século XX”, pontuou.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.