
O Ibovespa opera em queda nesta segunda-feira (23) e se afasta dos índices estrangeiros, que registram alta. O cenário político em Brasília deixa a bolsa doméstica instável. As ações da Petrobras estão em forte alta hoje, segurando maiores perdas.
Ainda em destaque fica a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022, sancionada na última sexta-feira por Bolsonaro, que vetou o trecho da proposta que ampliava o montante a ser repassado a fundo de financiamento eleitoral.
Nos Estados Unidos, as bolsas avançam nesta segunda-feira, com ações dos setores bancário e de energia liderando os ganhos, conforme investidores se voltavam para ativos mais arriscados após uma forte liquidação na semana passada ditada por preocupações sobre a desaceleração do crescimento econômico.
Veja mais:
- Boletim Focus eleva IPCA de 2021 de 7,05% para 7,11%
- PMI: Variante Delta e problemas de oferta prejudicam atividade empresarial em agosto
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operava em queda de 0,67%, cotado a 117.264,00 pontos às 13h30.
O dólar comercial registra queda de 0,23%, cotado a R$ 5,373.
Nos Estados Unidos, as bolsas estão subindo. O S&P 500 está operando em +1,03% (4.487,25), o Nasdaq registra +1,54% (14.940,90), enquanto o Dow Jones está em +0,80% (35.400,14).
Confira os destaques desta segunda:
Bolsonaro recua de vetos e resolve sancionar emendas de relator e de comissão
O presidente Jair Bolsonaro recuou e sancionou a previsão de pagamento das emendas do relator-geral e das comissões na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022. Com isso, os parlamentares poderão indicar esses recursos no Orçamento do ano que vem, em pleno período eleitoral. A decisão de manter essas emendas está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 23, diferente do que o governo havia anunciado na sexta-feira, dia 20.
As emendas de relator estão no centro do orçamento secreto, esquema revelado pelo Estadão. Essas verbas foram incluídas no Orçamento nos dois últimos anos e aumentaram a quantidade de recursos com a digital dos parlamentares. O governo do presidente Jair Bolsonaro usou a distribuição para negociar apoio político no Congresso, reforçando uma velha prática conhecida como “toma lá, dá cá” na liberação de recursos em troca de votos no Legislativo.
Boletim Focus eleva IPCA de 2021 de 7,05% para 7,11%
O Banco Central divulgou, na manhã desta segunda-feira (23), o Boletim Focus realizado a partir de consultas com economistas de mais de 100 instituições financeiras.
A mediana do mercado aponta que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é considerado uma prévia da inflação, passou de 7,05%, registrados na semana passada, para 7,11%, acima da meta de 3,75%. Para 2022, as projeções do IPCA passaram de 3,90% para 3,93%.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.