
O mercado deve ficar de olho em Brasília hoje, após a Câmara dos Deputados aprovar, em segundo turno, a volta das coligações. Agora, o texto vai ao Senado. Ainda em Brasília, a Câmara adiou, pela segunda vez, a votação do projeto de lei de reforma do Imposto de Renda. A matéria seria votada ontem após também ter sido adiada na semana passada a pedido das lideranças partidárias por falta de consenso no texto.
Cenário internacional
Os investidores devem ficar de olho no cenário internacional e possíveis tensões no Afeganistão. Na terça-feira, o Talibã anunciou “anistia geral” em todo o Afeganistão em uma tentativa de convencer a população e a comunidade internacional de que o grupo mudou. Na primeira aparição do grupo, eles disseram que todos “devem retomar sua vida cotidiana com total confiança”, em uma tentativa de se mostrar mais moderado do que quando comandou o país, entre 1996 e 2001. O grupo extremista pediu ainda que as mulheres se juntem ao seu governo.
Agenda econômica
Ainda no cenário internacional, teremos divulgação dos dados de estoques de petróleo e da Ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês). Aqui no Brasil, a agenda econômica não terá eventos relevantes hoje.
Ibovespa
Na terça-feira, o Ibovespa encerrou em forte queda de 1,07%, chegando no menor patamar desde maio, aos 117.903,81 pontos. Agora, o índice acumula queda de 0,94% em 2021. Ontem, as ações que mais caíram foram as do Banco Inter (-3,96%), Embraer (-6,17%) e Locaweb (-6,78%). Já as que tiveram as maiores altas foram Yudqs (+5,68%) e Cemig (+3,17%).
Agenda da semana
Quarta-feira (18):
09:30 – Licencas de construção (Julho) nos Estados Unidos
11:30 – Estoques de Petróleo Bruto nos Estados Unidos
15:00 – Atas da Reuniao do FOMC
Quinta-feira (19):
09:30 – Pedidos iniciais por seguro-desemprego nos Estados Unidos
09:30 – Índice de atividade industrial Fed Filadélfia (Agosto)
Sexta-feira (20):
14:50 – Índice de Evolução de Emprego do CAGED
16:30 – BRL – Posições liquidas de especuladores no relatório da CFTC