Confira cinco notícias que vão movimentar o mercado nesta sexta-feira (28)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que com atual ritmo de vacinação economia reabre no segundo semestre. Expectativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é mandar proposta de edital dos Correios ainda no 2º semestre. No cenário internacional, Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, defende orçamento maior para prosseguir com recuperação nos EUA.
Confira essas e outras notícias que vão impactar o mercado hoje.
Fala do presidente do Banco Central
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que com atual ritmo de vacinação economia reabre no segundo semestre. “A gente entende que com o ritmo de vacinação atual a gente consegue ter uma reabertura razoável do país a partir do segundo semestre. Lembrando que o governo fez novos acordos de vacinação. É importante lembrar que a vacinação é a nossa melhor saída para a economia, para a reabertura, pro fiscal, pro crescimento, pro emprego”, afirmou o presidente do BC em entrevista à CNN Brasil.
BNDES
Expectativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é mandar proposta de edital dos Correios ainda no 2º semestre. A “fase 3” dos estudos sobre a operação, prevista para começar após setembro, depende da aprovação do Projeto de Lei 591/21.
Senado aprova Medida Provisória
Senado aprova medida provisória que fixou salário mínimo em R$ 1,1 mil em 2021. Reajuste considerou previsão de inflação do governo de 5,22% no ano passado. Mas ficou abaixo do índice oficial divulgado em janeiro, que aumentaria piso salarial para R$ 1.102.
Crise hídrica
A crise hídrica que atinge em cheio o setor elétrico tem se agravado e autoridades do governo já consideram a necessidade de criar um “comitê de crise” para pensar estratégias que possam afastar o risco de corte de carga (blecaute) por déficit na oferta de energia pelo sistema brasileiro.
Recuperação nos EUA
Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, defende orçamento maior para prosseguir com recuperação nos EUA. De acordo com Yellen, a economia do país está se recuperando da pandemia, “mas ainda há um longo caminho pela frente”.