Muito aguardado por muitos brasileiros, o 13º salário é uma gratificação anual garantida por lei a todos os trabalhadores que atuam sob o regime de trabalho CLT. Mas você sabia que existem alguns descontos que incidem sobre esse benefício? Vamos desvendar mais sobre esta questão e entender como estes descontos podem impactar a sua renda extra de fim de ano.
Assim como no salário que recebe todos os meses, no 13º salário também há a incidência de impostos e encargos. Sem dúvidas, é importante que o trabalhador esteja ciente de quais são eles para não ter surpresas e conseguir fazer um planejamento financeiro adequado. Para muitos, essa renda extra é esperada e muito bem-vinda para as despesas típicas de fim de ano.
Quais os descontos no 13º salário?

O Imposto de Renda (IR) é uma das taxas que incidem sobre o 13º salário. Mas atenção! Essa tarifa é descontada apenas na segunda parcela do 13º, isso se o valor for dividido em duas vezes. Dessa forma, na primeira parcela, o empregado recebe 50% do valor total sem o desconto do Imposto de Renda.
E quanto à Previdência Social e demais tributações?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também entra na lista dos descontos. Assim como o IR, o INSS é descontado somente na segunda parcela, se houver divisão do pagamento. O valor que será descontado depende diretamente da faixa salarial do trabalhador. Por exemplo, para um salário de R$ 5 mil, é necessário que se faça um cálculo proporcional para achar o valor do desconto.
Além do Imposto de Renda e do INSS, temos o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que é descontado do 13º salário. Vale ressaltar que esse é um valor destinado ao fundo de garantia e não é descontado diretamente do trabalhador, é mais uma contribuição por parte do empregador.
É fundamental entendermos que diferente dos salários comuns, o 13º salário é tributado direto na folha de pagamento. Isso quer dizer que despesas como as médicas, psicológicas e outras, não podem ser deduzidas desse valor na declaração do Imposto de Renda anual.
Em suma, no nosso 13º salário contamos com os descontos do Imposto de Renda, INSS e FGTS. Estes descontos normalmente ocorrem na segunda parcela, quando o pagamento é realizado de forma dividida. É importante que esteja ciente de como funcionam as faixas de desconto de INSS de acordo com a sua faixa salarial. Desta maneira, conseguirá planejar suas finanças de maneira mais eficaz para o período do 13º salário. Relembramos ainda que as taxas podem variar, e é recomendado sempre buscar informações atualizadas ou buscar um contador para clarificar suas dúvidas.