A nova opção de saque aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que permite a retirada de até R$ 1.650 em janeiro surpreendeu os trabalhadores brasileiros. A fim de conseguir receber o pagamento ainda neste mês, os cidadãos devem cumprir algumas condições. Desde que o governo brasileiro introduziu a modalidade de saque aniversário do FGTS, os trabalhadores que escolheram ativar essa opção tiveram acesso a um saque parcial dos fundos todos os anos, um benefício direcionado aos que nasceram naquele mês específico. Neste caso, os trabalhadores beneficiados são os nascidos em janeiro.
O que o Ministro do Trabalho falou do FGTS?

O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, tem se manifestado contra o saque aniversário do FGTS, chamando a modalidade de “armadilha”. Ele acredita que muitos trabalhadores aceitaram as condições sem pleno conhecimento das implicações, ficando surpresos ao descobrir que, após a adesão, não poderão sacar o valor total do fundo em caso de demissão sem justa causa. Além disso, aqueles que optam por essa modalidade, se desejarem alterar sua escolha, devem aguardar um período de 25 meses para fazer a mudança. Ainda é incerto qual será o futuro do saque aniversário do FGTS.
O que pode mudar no Saque Aniversário do FGTS?
Há uma grande possibilidade de uma votação acontecer no primeiro semestre de 2024, durante a qual o governo pode propor a continuação da modalidade. No entanto, também pode ser sugerido que os trabalhadores que aderiram ao saque de aniversário tenham um prazo de 30 dias para retirar o retroativo de demissões sem justa causa que aconteceram desde 2020. Conforme a notícia se desenvolve, mais atualizações serão disponibilizadas para fornecer aos trabalhadores todas as informações que precisam sobre o FGTS e como isso afeta seu rendimento e segurança financeira.