Mais uma etapa de pagamentos do Bolsa Família pelo governo federal está em andamento, aumentando a expectativa dos beneficiários a respeito do 13º salário. Afinal, é fato comum aos trabalhadores receberem a gratificação de fim de ano. Entretanto, os beneficiários do programa social também se veem dentro dessa expectativa. O cenário, porém, não é muito animador segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
O governo federal tem sido claro quanto a essa questão: não haverá pagamento do 13º salário do Bolsa Família este ano. De acordo com Letícia Bartholo, secretária de Avaliação de Gestão da Informação e Cadastro Único, a decisão é justificada, uma vez que o benefício serve como uma ajuda complementar à renda e por isso não se adequa à dinâmica de um 13º salário.
O Que Esperar Para o Próximo Mês?

Os repasses do mês de dezembro devem seguir os que vem sendo realizados, sem acréscimos. Portanto, os beneficiários receberão seus valores de acordo com os parâmetros atuais do programa. Apesar de não haver o pagamento de 13º salário em escala federal, dois estados já sinalizam um cenário diferente.
Os Estados Que Garantem o 13º Salário do Bolsa Família
Pernambuco, por exemplo, possui uma tradição de quatro anos pagando o 13º salário do Bolsa Família. O valor é de R$ 150 e é liberado apenas no primeiro semestre, ou seja, a expectativa é que esse valor seja pago em 2024. A Paraíba também segue um caminho similar, garantindo um adicional de R$ 64 para todos os beneficiários do programa social.
Ainda não há confirmação se outros estados seguirão o exemplo de Pernambuco e Paraíba, e garantirão uma bonificação de fim de ano aos beneficiários. Independentemente disso, o certo é que todos os beneficiários do programa receberão o próximo pagamento antes das festas de final de ano. A previsão é que os beneficiários com NIS final 1 recebam no dia 12 de dezembro, e os que possuem NIS final 0, no dia 23 de dezembro.
Em resumo, apesar de não contar com o 13º salário este ano, os beneficiários do programa social podem, ao menos, esperar o pagamento no próximo mês e aproveitar as festas de final de ano. Além disso, ainda resta a expectativa de que mais estados sigam os passos de Pernambuco e Paraíba, garantindo o pagamento do 13º salário do Bolsa Família.