O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que realizará mais um mutirão de atendimento no próximo fim de semana. Os segurados que solicitaram a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) terão a oportunidade de serem atendidos em algumas Agências da Previdência Social (APS) localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro. As cidades de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e a Zona Norte do Rio, em Irajá, serão as sedes do mutirão.
Como será realizado o mutirão do INSS?

Ao todo, o mutirão disponibilizará 155 vagas para análise social, que serão realizadas por assistentes sociais em Irajá e Nova Iguaçu. Adicionalmente, serão oferecidas 67 vagas de perícia médica para concessão de BPC, apenas na APS Duque de Caxias. A iniciativa visa diminuir as filas de atendimento no INSS, um problema que tem afetado milhares de segurados no país.
Os agendamentos prévios para as 125 vagas disponíveis em Nova Iguaçu e para as 30 vagas oferecidas em Irajá podem ser feitos pela internet, através do aplicativo Meu INSS ou pela central telefônica de atendimento, o número 135.
Quem tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC)?
O BPC é um benefício destinado a pessoas com deficiência e renda familiar per capita de até ¼ do salário-mínimo (R$ 330), calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS. Não é necessário ter contribuído para o INSS para ter direito ao benefício, que é de um salário-mínimo (atualmente de R$ 1.320). Contudo, o segurado não tem direito ao décimo terceiro salário e o benefício não é revertido em pensão por morte.
As APS Nova Iguaçu e Irajá estão localizadas na rua Estados Unidos 300, no bairro Metrópole e na Avenida Brasil 17.673, respectivamente. A agência de Duque de Caxias fica na rua Marechal Deodoro 1.119, Bairro Jardim Vinte e Cindo de Agosto.
Esse mutirão é mais uma ação do INSS para enfrentar o grande contingente de pedidos de benefícios acumulados. Ainda assim, é importante que os segurados continuem a fazer seus agendamentos pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135, garantindo assim a manutenção da ordem de solicitações e o atendimento a todos os que precisam.















