O concurso para a carreira diplomática em 2025 oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar no serviço exterior brasileiro. Com a oferta de 50 vagas para o cargo de Terceiro-Secretário, o concurso promete atrair muitos candidatos devido à sua remuneração inicial de R$ 22.558,56. Além disso, há a expectativa de um reajuste salarial, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e aguarda votação no Senado Federal.
As inscrições para o concurso estão abertas de 19 de maio a 4 de junho de 2025, e devem ser realizadas no site da banca organizadora, Cebraspe. A taxa de inscrição foi fixada em R$ 229,00 para candidatos com nível superior. Recentemente, o edital passou por uma retificação na seção de Provas Escritas de Segunda Fase, o que torna essencial que os candidatos fiquem atentos às atualizações.
Quais são os requisitos para o concurso Diplomata?
Para participar do concurso, os candidatos devem atender a uma série de requisitos. É necessário ser brasileiro nato, estar em dia com as obrigações eleitorais e, no caso dos homens, com o serviço militar. Além disso, é preciso ter concluído um curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Se o diploma for de uma instituição estrangeira, cabe ao candidato providenciar a revalidação no Brasil. A idade mínima para participar é de 18 anos, e os candidatos devem comprovar aptidão física e mental para o cargo.
Como são as etapas do concurso Diplomata?

O concurso é composto por duas fases principais. A primeira fase é uma prova objetiva, de caráter eliminatório, que abrange disciplinas como Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Língua Inglesa, Política Internacional, Economia e Direito. Esta prova será aplicada em todas as capitais e no Distrito Federal, em dois turnos.
A segunda fase consiste em provas escritas, que são tanto eliminatórias quanto classificatórias. As disciplinas cobradas incluem Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Economia, Direito, além de uma escolha entre Língua Espanhola ou Francesa.
Como foi o último concurso para Diplomatas?
O concurso anterior, realizado em 2024, teve um total de 8.525 inscritos para as 50 vagas disponíveis. As etapas do concurso incluíram a divulgação de resultados finais e provisórios, além de consultas individuais aos gabaritos e cadernos de prova. A banca organizadora, Cebraspe, foi responsável por conduzir o processo seletivo, que manteve um alto nível de competitividade.
Quais são as expectativas para o futuro?
Com o concurso Diplomata 2025 em andamento, muitos candidatos já começam a se preparar para as próximas etapas. A expectativa é que o reajuste salarial seja aprovado, tornando a carreira ainda mais atrativa. Para aqueles que desejam se preparar, há diversos cursos disponíveis que oferecem materiais de estudo e suporte para aumentar as chances de sucesso no concurso.
















