O edital do novo concurso público da Polícia Penal PI, organizado pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Piauí (SEJUS PI), foi publicado recentemente. Ao total, estão disponíveis 200 vagas imediatas e 200 em cadastro de reserva. O cargo disponível para disputa exige nível superior e oferece remuneração inicial de R$ 6.496,73.
Vagas e inscrições do concurso Polícia Penal PI

As vagas ofertadas estão distribuídas entre ampla concorrência e candidatos negros e pardos. O cargo de Policial Penal requer formação superior em qualquer área. Já a inscrição, retificada recentemente, deve ser realizada entre 12 e 27 de março, por meio do site da banca organizadora, a NUCEPE. O valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00.
Prova do concurso e detalhes do edital
Está prevista para o dia 28 de abril a aplicação das provas. Serão cobrados conhecimentos em Língua Portuguesa, Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí, Noções de Administração, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Administrativo e Direito Processual Penal, entre outros.
O concurso contará com um exame de conhecimento – provas escritas, objetiva e dissertativa – com caráter classificatório e habilitatório, três exames de caráter habilitatório – o exame de saúde (médico/odontológico), o exame de aptidão física e o exame psicológico, além de uma investigação social.
As provas objetivas contarão com 60 questões do tipo múltipla escolha, incluindo língua portuguesa, conhecimentos regionais do Estado do Piauí, noções de administração, informática e diversos tópicos de noções de direito.
Requisitos e atribuições do cargo
Além da formação superior, o concurso Polícia Penal PI exige Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, categoria B, idade máxima de 45 anos e estatura mínima de 1,60m para candidatos do gênero masculino e 1,55m para o gênero feminino. As atribuições envolvem cuidar da disciplina e segurança dos presos, fazer rondas, entre outras atividades.
Dados sobre o último concurso da Polícia Penal PI
O último concurso da SEJUS PI ocorreu em 2016 e ofereceu vagas para Agente Penitenciário, também conhecido como Policial Penal. Na ocasião, a banca NUCEPE também foi a organizadora.