Olá, caro leitor! Hoje vamos falar sobre um assunto que desperta muito interesse: planejamento financeiro e investimentos. Com a chegada de um novo ano, muitas famílias começam a se preocupar com as contas a pagar nos primeiros meses, como IPVA, IPTU e material escolar. Mas não se preocupe! Estamos aqui para ajudá-lo a lidar melhor com essas despesas e, quem sabe, fazer seu dinheiro render um pouco mais.
No começo do ano, é normal se sentir um pouco sobrecarregado com a quantidade de gastos. Mas, com um planejamento financeiro bem-feito e uma boa organização das receitas e despesas, é possível criar alguma folga no orçamento. A partir daí, já podemos começar a pensar em investir e fazer nosso dinheiro render ainda mais!
Como começar a planejar financeiramente?

Paula Bento, planejadora financeira pela Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar), destaca que o primeiro passo é ter consciência da necessidade de um orçamento. Depois, precisamos criar um hábito de investimento, para realizar nossos objetivos e metas. Ela indica que, para quem está começando, os investimentos em renda fixa são mais adequados, já que são mais estáveis e seguros.
Quais são as opções de investimento em renda fixa?
Existem várias opções de renda fixa disponíveis no mercado. Além dos títulos do Tesouro Direto, do governo federal, Paula indica os CDBs (certificados de depósito bancário), títulos emitidos pelas próprias instituições financeiras. Outra opção são as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), que podem ser mais rentáveis, dependendo do prazo, principalmente se você puder dispensar a liquidez diária.
Para quem tem a disciplina de fazer depósitos mensais, pode optar também pelos fundos DI, compostos por títulos de renda fixa atrelados ao CDI. A vantagem é que, ao contrário de um novo investimento em cada título novo, o dinheiro depositado vai se acumulando.
Quais as melhores opções para quem tem planos a longo prazo?
Se você está pensando em um planejamento a longo prazo, como para pagar a faculdade dos filhos ou se preparar para a aposentadoria, existem opções específicas para esses objetivos. O Tesouro Direto oferece produtos como Tesouro Renda+ e Educa+, ligados à inflação (IPCA), que podem auxiliar na realização desses planos.
Por fim, lembre-se: é importante ter um controle rigoroso dos gastos e uma boa disciplina financeira. Assim, você não só conseguirá pagar suas contas em dia, como também estará preparado para investir e aumentar a sua renda. E aí, está pronto para começar a planejar seu futuro financeiro?