
O Produto Interno Bruto, mais conhecido como PIB, é a soma de tudo que foi produzido em um determinado período de tempo, desde a caneta até o carro. Tudo que é produto final, entra para essa conta. O cálculo pode ser feito por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Todos os países o calculam nas suas respectivas moedas.
Aquele dado que vemos de tempos em tempos de aumento ou diminuição, tem haver com o quanto a economia produziu em comparação aos períodos anteriores. Assim, essa produção gera renda, que por sua vez, se torna consumo, podendo levar a uma maior produção.
O PIB não é o total da riqueza existente em um país. Esse é um equívoco muito comum, pois dá a sensação de que o PIB seria um estoque de valor que existe na economia, como uma espécie de tesouro nacional. Assim, ele é avaliado a cada trimestre e ao final do ano.
O Produto Interno Bruto pode ser calculado a partir de três óticas, sendo elas a ótica da despesa, a ótica da oferta e a ótica do rendimento. No Brasil, o PIB é calculado através da demanda (despesa) e da oferta. Quando se olha para cada um deles, o resultado final, em valores, deve ser o mesmo.
Veja mais:
- Bitcoin sofre realização de lucros, mas caminha para maior ganho mensal desde fevereiro
- Câmara dos EUA está próxima de um acordo sobre prioridades de pacotes, diz Pelosi
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.