Uma oportunidade única para quem está em busca de um novo lar ou de uma ótima forma de investimento. A Caixa Econômica Federal anunciou que vai leiloar mais de 4.000 imóveis entre hoje, 5 de dezembro e 21 de dezembro. São casas, apartamentos, terrenos e estabelecimentos comerciais com preços variados e descontos oferecidos pelo banco estatal. E o melhor, até o fim desta semana serão 1.857 imóveis à venda com descontos.
Os imóveis que fazem parte desse leilão são usados e pertencentes à Caixa Econômica Federal. Eles são comumente retomados após execução em contratos de financiamento em que houve inadimplência. Portanto, essa pode ser uma ótima chance para quem busca um bom imóvel a um custo mais baixo.
O que saber sobre os tipos de leilões da Caixa Econômica Federal?

A Caixa realiza diversos tipos de leilões, sendo eles o 1º Leilão SFI, Licitação Aberta e o 2º Leilão SFI. Esses imóveis leiloados pela Caixa possuem em seus contratos uma cláusula de alienação fiduciária. Isso significa que o imóvel permanecerá em nome do banco até que o débito seja quitado totalmente e, só então, a propriedade é repassada para o comprador.
Vale ressaltar que a disputa pelos imóveis pode ocorrer tanto presencialmente quanto online, tendo se tornado mais comum a modalidade digital, que ocorre exclusivamente por meio de um leiloeiro e sem o auxílio de corretor credenciado para tomar a decisão.
Posso visitar o imóvel antes de comprar?
A resposta é não. Segundo a Caixa, não há previsão de disponibilização de chaves para visitação dos imóveis. No caso de imóveis localizados em condomínios e que estejam desocupados, será fornecido o contato do condomínio à CEVEN, que autorizará a entrada.
Outra questão importante é que, sim, é possível comprar um imóvel que esteja ocupado. No entanto, a Caixa Econômica informa que a desocupação do imóvel é de responsabilidade do arrematante, implicando em possíveis gastos extras com este processo.
Como fazer para participar do leilão da Caixa?
Para participar do leilão, primeiramente é necessário ter um cadastro no site do administrador do leilão. Após o cadastro, o interessado pode acessar a plataforma e dar seus lances. O pagamento deve ser realizado através do boleto obtido no site da Caixa após a homologação da venda ou no ato da apresentação da proposta, nos casos de Venda Direta Online.
Dessa forma, a Caixa Econômica Federal oferece uma grande oportunidade para quem busca um novo imóvel ou quer investir em bens imobiliários. Com variedade de opções e recursos facilitados pelo banco, essa pode ser a chance perfeita para realizar um excelente negócio.