BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Aviões ainda são o meio mais seguro!? A verdade oculta por trás do medo de voar

Andre Rangel Por Andre Rangel
04/03/2025
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nos últimos meses, uma série de acidentes aéreos tem gerado preocupação mundial. Um dos casos mais alarmantes foi a colisão entre um avião comercial e um helicóptero militar em Washington DC, no final de janeiro, que deixou 67 mortos. Além disso, vídeos de incidentes evitados por pouco viralizaram nas redes sociais, aumentando a sensação de insegurança entre os passageiros.

Diante do cenário, o secretário americano do Transporte, Sean Duffy, tentou tranquilizar o público, afirmando que os recentes desastres são eventos “muito específicos” e que os dados históricos mostram uma queda no número de acidentes ao longo das últimas décadas.

Os números indicam aumento ou queda nos acidentes aéreos?

Apesar da percepção de insegurança, os dados de segurança aérea apontam para uma redução nos acidentes. O Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) dos Estados Unidos registrou 52 acidentes em janeiro de 2025, número inferior aos 58 registrados em 2024 e aos 70 em 2023.

Globalmente, a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) também observa uma tendência de queda nos acidentes por milhão de decolagens entre 2005 e 2023. Essa estatística inclui desde incidentes menores até desaparecimentos de aeronaves.

Redes sociais impulsionam o medo de voar

A ampla divulgação de acidentes nas redes sociais tem intensificado a sensação de insegurança. O ex-piloto e professor Marco Chan destaca que a exposição constante a vídeos de incidentes, incluindo sátiras virais no TikTok, faz com que o medo de voar cresça, mesmo sem aumento real nos riscos.

Outro fator que agrava a preocupação pública são os problemas recentes envolvendo o Boeing 737 Max. Em janeiro de 2024, uma explosão de porta em pleno voo gerou repercussão internacional, afetando a confiança na Boeing e resultando em um boicote aos seus aviões.

Leia Mais

O setor imobiliário está entre os destaques na temporada de balanço do 3º trimestre no Brasil (Créditos: depositphotos.com / casadaphoto)

Temporada de balanços: 60% das empresas superam estimativa de lucro, aponta XP

17 de novembro de 2025
mercado de ações

Itaú, GPA, Prio, CSN: as ações para deixar no radar nesta quarta

5 de novembro de 2025
Avião voando – Créditos: depositphotos.com / khunaspix

Estatísticas confirmam que o avião ainda é o meio mais seguro

Apesar da recente atenção da mídia, os dados confirmam que viajar de avião continua sendo extremamente seguro. Em 2022, mais de 95% das mortes relacionadas ao transporte ocorreram em rodovias, enquanto menos de 1% estavam ligadas a acidentes aéreos.

Quando analisado por distância percorrida, o tráfego aéreo registrou apenas 0,001 mortes de passageiro por 100 milhões de milhas voadas, um número drasticamente inferior aos 0,54 em veículos terrestres.

Regulamentações rigorosas garantem segurança nos voos

As companhias aéreas operam sob regras rígidas, com penalidades severas para falhas na segurança. Reguladores podem aplicar multas milionárias ou até mesmo banir empresas de determinados países caso descumpram normas de segurança.

O ex-investigador-chefe de desastres aéreos Ismo Aaltonen reforça que a parte mais perigosa de uma viagem não é o voo, mas sim o deslocamento até o aeroporto. Com investigações detalhadas após cada incidente, o setor da aviação segue aprimorando protocolos e treinamentos para garantir viagens cada vez mais seguras.

Com 2.784 painéis que mudam de cor, a arena virou a “balsa salva-vidas” de Munique e um dos estádios mais modernos do mundo

Esqueça faculdades caras: Institutos Federais e USP abrem milhares de vagas em cursos online gratuitos com certificado

Erro no trânsito custa R$ 2.934 e suspende o direito de dirigir por um ano

Cidade fundada em 1726 se tornou um dos destinos turísticos mais procurados do Nordeste brasileiro

Este projeto de 65 metros quadrados parece uma mansão, tem lareira de pedra e ilha central para começar 2026 com conforto e uma beleza de arrepiar

Na Índia, a luta de famílias para manter viva uma tradição de 500 anos: a produção de um licor de caju

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.