BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Fachin limita decreto presidencial sobre compra de armas, por risco de violência política

Sophia Bernardes Por Sophia Bernardes
05/09/2022
Em POLÍTICA

Nesta segunda-feira (5), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin suspendeu 3 critérios através de uma liminar, por risco de violência política, voltados para facilitar a compra de armas e munições por parte do presidente da república, Jair Bolsonaro.

A correspondente da B&C News em Brasília, Kelly Hekally, recordou que esse julgamento já havia sido suspenso no ano passado, e foi retomado com ações do PT e do PSB pedindo para declarar a inconstitucionalidade de decretos presidenciais que vigem sobre a compra de armas e munições. 

Em suma, as três decisões de Fachin determinam que a posse de armas de fogo só podem ser autorizadas à pessoas que demonstrem concretamente, por razões profissionais ou pessoais, e possuírem uma efetiva necessidade dessa posse.

Leia Mais

otto lobo cvm

Nomeação de Otto Lobo para presidir a CVM gera críticas do mercado

8 de janeiro de 2026
creator

Profissionalização marca nova etapa da “creator economy” no Brasil

7 de janeiro de 2026

A segunda determinação do Ministro do STF, estabelece que a aquisição da arma de fogo de uso restrito só pode ser autorizada por interesse da própria Segurança Pública ou da Defesa Nacional, não em razão do interesse pessoal.

Por último, Fachin determinou que os quantitativos de munição adquiríveis se limitam a aquilo que de forma diligente e profissional, garanta apenas o necessário a segurança dos cidadãos.

De acordo com Kelly, Fachin já solicitou que essa discussão seja levada ao plenário virtual. “Ele disse que em algumas circunstâncias não se pode vender arma de fogo e munições, mas vamos levar logo essa discussão ao plenário, para decidir efetivamente”, contou a jornalista.

Nesse sentido, Kelly explicou que uma liminar precisa ser levada ao plenário o quanto antes, para ser ratificada ou refutada. Historicamente, as liminares são ratificadas nos plenário quando são discutidas, explicou.

Confira na íntegra:

Resultado da lotofácil está liberado: Confira os números sorteados do concurso 3585 de segunda (12/01)

Coberta por espelhos para desaparecer na paisagem, esta “casa invisível” no deserto esconde uma piscina interna de 30 metros

Erguida há mais de 800 anos, esse vilarejo esconde torres de 25 metros, 6.000 moradores em um vale estreito e uma tradição musical que a UNESCO declarou patrimônio da humanidade

Com sua fachada em pedra sabão e detalhes em ouro, a igreja de Aleijadinho virou a obra-prima do barroco mineiro

Máquinas colossais colhem toneladas de algodão em minutos: a incrível jornada da planta até a sua roupa

SUV queridinho da Toyota tem um porta-malas de 440 litros, faz até 16 km/l e pode ser encontrado na faixa dos R$ 102 mil em 2026

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.