BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Um grande engodo

Marcus Vinícius de Freitas Por Marcus Vinícius de Freitas
30/03/2023
Em OPINIÃO
Ucrânia
Menino ao lado de veículo destruído em Mariupol, na Ucrânia. Foto: REUTERS, Alexander Ermochenko

No dia 20 de março de 2003, o mundo passou por um dos maiores engodos já produzidos na história. Sob a alegação não comprovada de possuir armas de destruição em massa, o governo norte-americano, liderado por George W. Bush, ordenou a invasão do Iraque e a troca de regime, com a condenação de Saddam Hussein – um ditador execrável – mas que ainda era responsável pela manutenção de relativa estabilidade no país.

Bush, utilizara da mídia para anunciar a guerra e prometer acabar com Hussein, libertar o povo iraquiano, destruir as armas e defender o mundo do grave perigo representado pelo país rico em petróleo, e que, convenientemente, reduziria a pressão saudita sobre Washington. A forças dos Estados Unidos e Reino Unido, no entanto, jamais encontraram as armas de destruição em massa. A promessa de paz e melhoria de condições no Iraque jamais se tornaram uma realidade num país que continua marcado pelo conflito, uma economia devastada e um cenário político de elevada instabilidade.  No cômputo dessa guerra desnecessária, duzentos mil civis iraquianos e quatro mil e quinhentos soldados norte-americanos perderam a vida.

Desta atuação desastrosa podem ser aprendidas algumas lições importantes. Em primeiro lugar, a resolução para os problemas do Oriente Médio tem de originar-se na própria região. Acreditar que, por imposição externa, os países vão comportar-se como a democracia norte-americana é um equívoco gravíssimo. Até porque como a democracia não é monolítica nem única, ela se apresenta de várias maneiras, conforme a escolha da população de cada local. Em segundo lugar, a troca de regime – a retirada de Saddam Hussein do poder – sem uma solução refletida quanto à sucessão e o dia seguinte, é perigosa. Infelizmente, em muitas circunstâncias, é preferível o mal conhecido ao bem desconhecido, porque a situação sempre pode piorar, conforme evidenciado pela situação no Iraque e Líbia.

Em terceiro lugar, o caos e as milhares de mortes geraram no país e na região uma cicatriz difícil de curar contra o Ocidente. Afinal, diferentemente daquilo que ocorreu na Europa após a Segunda Guerra Mundial, a vida não melhorou substancialmente no Iraque. Na realidade, pode-se dizer que até piorou. E em quarto lugar, ficou claro que as grandes potências, quando desejam, interpretam o Direito Internacional a seu bel-prazer, sob a falsa e hipócrita alegação de busca da paz.

Leia Mais

Guerra na UcrГѓВўnia: BilionГѓВЎrios russos ficam mais ricos em ao conflito; confira o ranking

Cúpula em Paris discute garantias de segurança à Ucrânia

6 de janeiro de 2026
Shinjuku, em Tóquio no Japão, um dos países mais procurados para turismo (Créditos: depositphotos.com / imagex)

Ásia é tendência para o turista brasileiro em 2026

31 de dezembro de 2025

O resultado é que o Iraque criou um precedente global muito perigoso. A Guerra da Ucrânia evidenciou a atuação de Vladimir Putin seguindo à risca o precedente estabelecido pelos Estados Unidos em 2003. Além disso, Putin justificou a sua atuação devido à expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em sua área de influência. É por esta razão que a Guerra na Ucrânia tem sido tratada pelo Sul Global mais como um confronto entre Estados Unidos e Rússia do que, efetivamente, uma guerra entre Ucrânia e Rússia.

O objetivo de Washington quanto a Moscou parece claro: trocar o regime, retirando Putin do poder. É uma aposta arriscada. Sem ter claro como será o dia seguinte dessa estratégia, qualquer movimentação pode gerar elevadíssimos custos para toda a humanidade, que se deu conta, pós-conflito do Iraque, que as grandes potências também manipulam para atingir seus objetivos escusos. Que o mundo não seja mais enganado.

*Marcus Vinicius de Freitas é professor Visitante da China Foreign Affairs University

Alta do aluguel: IVAR avança 0,65% em janeiro

Novo SUV da Nissan é o mais barato do Brasil e anima a todos fazendo mais de 14 km/l, sendo perfeito para quem busca espaço e conforto

Com torres de 318 metros e um vão livre recorde de 2.023 metros, a maior ponte suspensa do mundo na Turquia virou o maior marco da engenharia ao unir dois continentes sobre o mar em tempo recorde

Cosan e Shell vão aportar capital na Raízen para enfrentar endividamento, diz CEO

Com capacidade para 74.475 torcedores e sua icônica pista de atletismo azul, o estádio de 1936 em Berlim tornou-se um marco da história e do esporte

Nas profundezas do planeta, a 4 km de profundidade: com rochas que passam de 60°C e pressão esmagadora, a Mina Mponeng revela como 6 mil trabalhadores sobrevivem no ponto mais baixo da crosta terrestre para extrair 10 toneladas de metal precioso por ano

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.