BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
BM&C NEWS
No Result
View All Result

Quem será o próximo presidente do Banco Mundial?

BMCNEWSby BMCNEWS
24/02/2023
Foto: Reuters/Johannes P. Christo

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, anunciou no dia 15 de fevereiro que planeja renunciar um ano antes de seu mandato terminar. Ele deixará o cargo em 30 de junho, fim do ano fiscal do Banco Mundial, após mais de quatro anos no cargo. Em seu comunicado declarou que “foi uma enorme honra e privilégio servir como presidente da principal instituição de desenvolvimento do mundo”, destacando ainda que “com os países em desenvolvimento enfrentando crises sem precedentes, estou orgulhoso de que o Grupo do Banco tenha respondido com velocidade, escala, inovação e impacto”.

Este anúncio inesperado do indicado pelo governo Trump ocorreu após quatro anos liderando a instituição em várias crises sobrepostas, como a pandemia de COVID-19, a guerra na Ucrânia, a crise alimentar global e, mais recentemente, o terremoto na Turquia e na Síria.

Na época, a indicação de Malpass foi recebida com ceticismo no setor de desenvolvimento global e ocorreram vários esforços para derrubá-lo, especialmente por ativistas climáticos, atingindo o ponto alto em setembro de 2022, quando enfrentou críticas após se recusar a confirmar durante um painel climático se aceitava o consenso científico de que a queima de combustíveis fósseis estava aquecendo perigosamente o planeta. Depois de diversas apreciações negativas muitos opositores pediram sua renúncia. Apesar das avaliações contrárias lançadas, claramente o Banco dobrou seu financiamento climático durante seu mandato, atingindo quase US$ 32 bilhões em 2022.

Após a repercussão, Malpass declarou que não era um “negacionista” e afirmou que as emissões de combustíveis fósseis estão “claramente” contribuindo para o aquecimento global.

A questão climática é claramente importante, porém, também deve-se considerar que o grande peso a ser colocado neste tema não pode afastar o foco de seu objetivo central de ajudar os países em desenvolvimento a fortalecer suas economias, criar resiliência contra futuras pandemias, reduzir a desigualdade e aliviar o peso das dívidas. E, caso ocorra este afastamento gerado por concentrar os esforços no clima, o resultado será uma maior fragmentação do sistema multilateral, com os países buscando cada vez mais alternativas em instituições como o Banco Asiático de Infraestrutura e Investimento.

Em comunicado oficial, a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, elogiou Malpass por ter “melhorado consideravelmente a vida das pessoas em todo o mundo” e prometeu ter um “processo de nomeação rápido, transparente e baseado no mérito” para substituí-lo.

A sua gestão não foi o desastre que muitos de seus críticos imaginaram que seria quando foi nomeado por Trump, independentemente do fato de ele não ter feito nada diferente. Em realidade, desde James Wolfensohn (1995-2005), nenhum presidente deixou uma marca com gestão inovadora ou algo a ser sobrelevado.

Ao que tudo indica, os EUA já decidiram quem vai presidir o Banco Mundial. Rajiv Shah, que dirige a Fundação Rockefeller e foi chefe da Agência Americana para Desenvolvimento (USAID), é o grande favorito para ocupar o cargo.

Além de Shah, vários outros candidatos e candidatas dos Estados Unidos estão sob cogitação para a Presidência no Banco Mundial, que incluem: Samantha Power, atual chefe da USAID e ex-embaixadora dos EUA na ONU; Gayle Smith, que coordenou a resposta global norte-americana à Covid-19 e agora dirige a One Campaign, o grupo de lobby de desenvolvimento criado por Bono e Bob Geldof; e Wally Adeyemo, vice de Yellen no Tesouro dos Estados Unidos, responsável pela coordenação do esforço internacional para impor sanções ao Kremlin após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Paralelamente, existem muitas críticas pelo fato de os EUA sempre indicarem o Presidente do Banco Mundial, mas assim tem sido desde que o Banco e o Fundo Monetário Internacional foram criados, quando a Segunda Guerra Mundial estava chegando ao fim. Foi feito um acordo em que os europeus escolheriam o diretor-gerente do FMI, enquanto os americanos ficariam com o Banco.

No entanto, para Kevin Watkins, ex-chefe da instituição de caridade Save the Children, a indicação está inadequada, pois na sua avaliação esta “será uma nomeação do Tesouro dos EUA, o que é ultrajante. Deve haver uma busca global pelo melhor candidato”. Além dele, o chefe de política de desigualdade da Oxfam, Max Lawson, acredita que “Joe Biden deve apoiar um processo de recrutamento aberto totalmente transparente para mostrar ao mundo que seu governo é diferente”.

Complementar a esses comentários, Justine Greening, ex-secretária de desenvolvimento internacional do Reino Unido, também declarou que há um forte argumento para que uma tradição que remonta à fundação do Banco Mundial e do FMI em 1944 seja quebrada.

Nesse sentindo, começa a surgir um movimento para que Mia Mottley, a primeira-ministra de Barbados, possa ser a candidata do mundo em desenvolvimento. Ela foi responsável pela Iniciativa de Bridgetown – um plano para a reforma do financiamento do desenvolvimento que envolveria o alívio automático da dívida de países afetados por pandemias ou desastres naturais e um novo mecanismo para canalizar o investimento do setor privado para a mitigação climática.

Fala-se muito que há pouco futuro na tentativa de enfrentar problemas da década de 2020 com instituições criadas na década de 1940, tanto que apoiadores de Biden indicam que é hora de repensar a forma como o Banco opera e se as instituições multilaterais são adequadas ao seu propósito.

Leia Mais

Créditos: depositphotos.com / Skorzewiak

Banco mundial revê crescimento do Brasil

14 de outubro de 2025
Opinião: enquanto a direita briga entre si, Lula costura alianças

Opinião: enquanto a direita briga entre si, Lula costura alianças

1 de outubro de 2025

Caso os EUA concordem em romper com a tradição, também foram ventilados os nomes de Raghuram Rajan, ex-governador do Banco Central da Índia e ex-economista-chefe do FMI; e José Antonio Ocampo, ministro da Fazenda da Colômbia.

No entanto, acreditar que os EUA concordem em renunciar a indicação da Presidência do Banco Mundial parece ser uma perspectiva utópica e tende a estagnar como uma tentativa de pressão vestida com retórica da governança global, mais do que com propostas práticas de reformas visando fortalecer o trabalho institucional para dar-lhe maior eficácia.

Fica a dúvida: caso o cidadão de um país em desenvolvimento seja efetivamente indicado à Presidência, isso significará uma mudança significativa nos rumos institucionais? Não necessariamente, uma vez que esta pode ser uma escolha apenas pró-forma se ela não estiver aliada a um plano de reestruturação institucional transparente. A questão é que dificilmente os EUA abrirão mão de sua influência sobre o Banco Mundial.

Tags: Banco MundialDavid Malpassopiniãopresidente
336x280

Notícias

STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro e aliados

Petrobras anuncia R$ 12 bilhões em dividendos; veja quem recebe

China retoma importações de carne de frango do Brasil após seis meses

Petrobras, Cemig e Magalu: as ações para deixar no radar nesta sexta

  • All
  • análise
IATE que hospeda o presidente Lula na COP30.
POLÍTICA

Em meio à COP30, iate de Lula consome mais de 3,5 mil litros de diesel por dia

7 de novembro de 2025
Ex-presidente, Jair Bolsonaro
POLÍTICA

STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro e aliados

7 de novembro de 2025
13º Salário
EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Três estratégias para usar o 13º salário e evitar sufoco financeiro em 2026

7 de novembro de 2025
Créditos: depositphotos.com / polinikol
COP30

Desmatamento preocupa 50% dos brasileiros que ganham entre 1 e 2 salários mínimos

7 de novembro de 2025

Leia Mais

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

by Redação BM&C News
8 de setembro de 2025
0

O Banco Central intensificou a vigilância sobre fintechs e operações de intermediação após episódios recentes que expuseram fragilidades fora do...

azul

Azul dispara com resultado operacional robusto em julho

by Rafael Lara
1 de setembro de 2025
0

As ações da Azul (AZUL4) tiveram um dos desempenhos mais expressivos do mercado nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025)....

Analistas veem cautela dos investidores após interpretação de Dino sobre lei estrangeira

“Decisão de Dino no STF aumenta cautela de investidores”, dizem especialistas

by Redação BM&C News
20 de agosto de 2025
0

A recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aplicação de leis estrangeiras no...

Curva dos Treasuries reflete incertezas sobre política monetária americana

O que a evolução dos Treasuries revela sobre juros e inflação nos EUA

by Redação BM&C News
19 de agosto de 2025
0

O comportamento dos Treasuries desde 2022 mostra como as taxas dos títulos do Tesouro americano acompanharam a política monetária do...

Unidade de mistura de minério de ferro em porto na China

Minério de Ferro dispara com expectativa de novos estímulos na China

by Lucas Tadeu
7 de outubro de 2024
0

O mercado de minério de ferro tem vivenciado uma alta expressiva nas últimas semanas, impulsionado por expectativas de estímulos econômicos...

Foto: MZ

Transformando dados em estratégia nas divulgações de resultados

by Redação BM&C News
2 de outubro de 2024
0

A narrativa no mercado de capitais é muito mais do que uma simples história; ela é o fio condutor que...

Notas de 100 reais | Fonte: Pexels

30 Anos Plano Real: Como a estabilidade econômica transformou o planejamento financeiro dos brasileiros

by Redação BM&C News
1 de outubro de 2024
0

Em 2024 celebramos os 30 anos do Plano Real, um divisor de águas na história econômica do Brasil. Antes da...

desemprego no Brasil

Como é que a taxa de emprego aumenta e o seguro-desemprego cresce?

by Aluizio Falcão Filho
30 de setembro de 2024
0

Certos dados macroeconômicos são difíceis de entender no Brasil. Um exemplo é a recente alta de juros em um cenário...

Estratégias de investimento e desafios dos fundos multimercados em 2024

by Lucas Tadeu
23 de setembro de 2024
0

Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, falou sobre sua trajetória e a importância de uma boa estratégia de alocação...

NГѓВєmero de apostadores no Brasil supera em 7 vezes o de investidores, aponta pesquisa do IBGE

O crescimento das apostas no Brasil e seus desafios econômicos

by Lucas Tadeu
16 de setembro de 2024
0

O mercado de apostas esportivas e jogos de azar no Brasil está crescendo exponencialmente. Em 2023, 22 milhões de brasileiros...

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.