BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

O oposicionismo do Centrão, um empecilho para Lula. Isso vai durar?

Aluizio Falcão Filho Por Aluizio Falcão Filho
10/10/2025
Em OPINIÃO, POLÍTICA

Depois de aprovar a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000,00 mensais, os articuladores políticos acharam que tinham dominado a rebeldia do Centrão. O que se viu na noite de quarta-feira, no entanto, foi um ímpeto oposicionista que fez caducar a medida provisória que aumentava os impostos de aplicações financeiras. Com a MP saindo da pauta, a medida perdeu a validade e o governo vai deixar de arrecadar entre $ 17 e 21 bilhões em 2026. Detalhe: esses valores já tinham sido contabilizados no orçamento do ano que vem.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revoltou-se com a derrota na Câmara. “Impedir essa correção é votar contra o equilíbrio das contas públicas e contra a justiça tributária. O que está por trás dessa decisão é a aposta de que o país vai arrecadar menos para limitar as políticas públicas e os programas sociais que beneficiam milhões de brasileiros. É jogar contra o Brasil”, disse Lula. Quem vê o presidente falar assim até imagina que o Planalto é um paradigma de responsabilidade fiscal. Mas não é isso o que se vê no mundo real.

Lula e o PT, de maneira geral, botou a culpa do infortúnio no governador Tarcísio de Freitas, que teria articulado a rejeição à MP (ele, porém, nega que tenha se envolvido neste episódio). “Nós entramos no modo disputa eleitoral. O Tarcísio, em vez de governar São Paulo, fica telefonando para deputado para pressionar, para não aprovar. É evidente que tem uma campanha eleitoral em andamento e o objetivo é prejudicar o governo. Dane-se o país”, fuzilou o deputado petista Carlos Zarattini.

Leia Mais

Roberto freire e Comte bittencourt - Fotos Agência Brasil

Com relatoria de Gilmar Mendes, STF julga disputa entre Roberto Freire e Comte Bittencourt pelo Cidadania

21 de dezembro de 2025
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias comemoram resultado no plenário do Senado
(Foto: Jonas Pereira/Agência Senado)

Aposentadoria para agentes de saúde é aprovada e senador rebate: ‘não é pauta-bomba’

26 de novembro de 2025

Certa vez, ao falar sobre a malfadada invasão da Baía dos Portos, em Cuba, o presidente americano John Kennedy disse que “o sucesso tem vários pais, mas o fracasso é órfão”. É exatamente o que aconteceu na noite de quarta. Na ótica petista, não foi que o governo articulou mal e não fez o seu trabalho – a culpa é de Tarcísio, que se meteu onde não deveria.

Ora, mesmo que o governador paulista tivesse articulado a rejeição à MP, estamos em uma democracia e ele é um líder político. Pode, portanto, usar seu poder de influência para defender seus interesses. O governo deveria, em vez de chorar pelo leite derramado, pensar em reduzir suas despesas para conter o déficit público. Em vez disso, porém, prefere gastar como se não houvesse amanhã e passar a conta para a sociedade pagar.

O economista-chefe do Citibank, Leonardo Porto, disse o seguinte em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”: “Continuamos gerando déficit fiscal. E não é porque a arrecadação não está forte. Ela cresce numa velocidade muito forte. É porque o gasto é muito forte também. A maior vulnerabilidade da economia brasileira é a fiscal”.

Vozes como a de Porto deveriam ser ouvidas por Lula. Mas ele prefere achar que a culpa pela explosão das contas públicas não é dele – e sim da elite econômica, que não concorda em bancar a ineficiência e gigantismo do Estado brasileiro.

No fim das contas, o embate entre o governo e o Centrão revela mais do que uma disputa pontual por uma medida provisória: expõe uma fragilidade estrutural na articulação política do Planalto e uma resistência crescente ao modelo de gestão fiscal adotado por Lula. O oposicionismo do Centrão pode até não durar para sempre — mas enquanto os centristas se comportarem assim vão proporcionar testes diários para os nervos daqueles que compõem o núcleo duro do governo.

Hotel ônibus? Empresa lança cabines de sono móveis que levam você dormindo de Los Angeles a São Francisco com conforto de quarto

O gigante elétrico: Londres coloca nas ruas frota de ônibus de dois andares 100% elétricos que carregam em minutos e não poluem o ar

Segurança máxima: ônibus brasileiros consolidam sistema de câmeras que substitui retrovisores e elimina pontos cegos

Com capacidade para 80 mil torcedores e fachada dourada, o Lusail Stadium virou a maior arena do Catar e palco da final da Copa do Mundo de 2022

Um artesão que já produziu mais de 1.000 espadas, mostrou com detalhes como eram produzidas as katanas dos samurais

Com formato circular de concreto e 3 mil metros quadrados, o memorial Beijódromo de 2010 tornou-se o centro cultural e intelectual da UnB em Brasília

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.