BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • ECONOMIA
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • ECONOMIA
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Damodaran: envelhecer é mandatório, crescer é opcional

Em visita ao Brasil, “Papa do Valuation” elencou fatores fundamentais para CEOs e empresas em diferentes ciclos de vida

Alexandre CracovskyPor Alexandre Cracovsky
19/04/2024

Voltei a encontrar Aswath Damodaran na comemoração dos 20 anos da CFA Society Brazil, em São Paulo, na última quinta-feira (18), depois de relembrar em minha última coluna como foi a primeira palestra que assisti do professor. Como de costume, o encontro com o “Papa do Valuation” rendeu insights valiosos.

Dessa vez, o PhD em finanças falou sobre o ciclo de vida de empresas – que vai ser tema do seu novo livro que lança no final do ano – apontou as melhores características para CEOs em cada etapa do percurso e como investidores devem avaliar no early-stage ou durante a maturidade. A palestra ainda rendeu boas risadas para o público com o bom humor de Damodaran, típico de quem se sente muito à vontade quando fala para o público brasileiro — essa foi a sua 20ª visita ao Brasil.

Aqui, trago algumas de suas melhores falas e os pontos que achei mais interessantes durante esse reencontro com o professor de finanças da NYU.

Além, claro, daquela resenha com a lenda do valuation e do lado dele… o Damodaran, rsrs (Arquivo pessoal)

Leia Mais

Créditos: depositphotos.com / monsit

Herança “digital”: saiba como identificar e se você tem esse direito

3 de setembro de 2025

Inflação global e possível encontro entre Trump e Putin marcam a agenda da semana

11 de agosto de 2025

A vida tem ciclos, as empresas também

Damodaran começou a palestra relacionando os ciclos da vida com a trajetória de uma empresa. Ele comentou que todo mundo que envelhece, quer voltar a ser jovem. Para se sentir com 25 anos novamente, ele que vai fazer 67 anos vê pessoas da sua idade, ou mais seniors, que buscam fazer coisas como cirurgias plásticas e pagam personal trainers para atividades físicas.

Você pode até pagar por tudo isso, mas continua tendo 67 anos. Com as empresas, é igual. Consultorias e bancos de investimentos querem te convencer que empresas com negócios consolidados podem ser novas mais uma vez. Mas para Damodaran, o ciclo das empresas tem fases parecidas com as de nós, humanos, e não adianta olhar para trás nem querer dar saltos para o futuro.

Startups são como bebês, que consomem muita energia até virarem crianças, que não param de chorar e reclamar. Em seguida, surgem as distrações na adolescência, e então chega o auge da vida, quando tudo começa a dar certo. Mas logo, chega a idade madura, e as companhias viram empresas que querem voltar a ser jovens — e isso acelera o processo de envelhecimento, declínio e morte, segundo Damodaran.

O professor citou alguns exemplos. Um deles, a Microsoft, uma das maiores empresas do mundo, madura e estabilizada, que encontrou uma nova curva de crescimento com o Cloud, e agora está se aventurando pela inteligência artificial. A Nvidia, citada na palestra, também deu um jeito de explorar a AI e acumular US$ 65 bi em receita no último ano. Como? Criando a arquitetura para a estrutura de AI — ou seja, fazendo design dos chips, que são produzidos por outra empresa, a TSMC.

E no Brasil?

No Brasil, o cenário das companhias é bem diferente do global. No top 10 das empresas na B3, todas são companhias maduras, algumas até em declínio. Não vemos grandes valuations — a Microsoft e a Nvidia, individualmente, valem mais que todas as ações da bolsa brasileira.

Das 10 maiores companhias do país, quatro são bancos. Cenário completamente diferente dos Estados Unidos, onde bancos como o JP Morgan Chase e o Bank of America não ocupam o topo. Para Damodaran, economias não são mais só manufatura e indústrias, mas sim tecnologia, software e serviços.

O capital de risco faz com que mais startups se transformem em grandes empresas. Com o custo de capital muito alto no Brasil, a liquidez é baixa. Como sempre, Damodaran mostrando que está de olho e trazendo boas análises da nossa economia.

Ford x Yahoo: a velocidade que te leva ao topo é a mesma que te derruba

Esse não é o título de mais um filme sobre a Ford. Mas é o ótimo exemplo usado por Damodaran para mostrar que a velocidade que leva uma empresa ao topo é a mesma que te tira de lá de cima. Ou seja, não adianta querer pular ou desacelerar etapas do ciclo de vida.

Foram décadas para a Ford amadurecer e chegar ao auge — e o filme Ford vs. Ferrari conta uma parte dessa história. Já no Yahoo, o auge chegou muito cedo. Dois alunos que abandonaram os estudos na Universidade de Stanford criaram a empresa e rapidamente a levaram ao topo. Mas a empresa entrou em declínio poucos anos depois, quando o Google abriu o capital.

O perfil ideal de um CEO

Damodaran nos apresentou sua análise dos “CEOs ideais” com os perfis de liderança e fatores fundamentais que as empresas precisam para avançar em cada etapa de suas trajetórias.

Anote aí a função mais importante de um CEO em cada fase:

  1. Startup: “Steve, the Visionary” precisam contar histórias, ser visionários e sonhadores;
  2. Avançando: “Paula, the Pragmatist” é preciso liderar o supply chain, escolher o foco e se estabelecer no mercado;
  3. Em crescimento: “Bob, the Builder” ser oportunista e encontrar novos mercados para crescer;
  4. Na maturidade: “Oscar, the Opportunist” jogar na defensiva e ser protetor do seu negócio;
  5. No declínio: “Larry, the Liquidator” é a hora de liquidar e vender o ativo.

História e Valuation

Não seria uma palestra completa de Damodaran se ele não insistisse que não há um bom valuation sem uma boa história. Dessa vez, ele trouxe a discussão de “números x narrativas” do valuation para o ciclo de vida de uma empresa.

Se a companhia está no começo, é momento de contar muita história e construir narrativas que convençam investidores. Não há números e nem um plano de negócios muito claro. Assim que uma empresa amadurece, os números assumem um novo papel.

“Quando me mandam uma planilha com números, eu pergunto: me conte a história dos números”, disse Damodaran. “Eu não espero que concordem com o meu valuation ou que ele seja igual ao seu. ‘Eu não concordo com a sua taxa de crescimento!’ Você não tem que concordar, é minha história, não a sua história”, ele completou, tirando boas risadas do público presente no Hotel Pullman.

Para o professor, é preciso ser um bom interpretador de histórias para se tornar um bom investidor em empresas early-stage, e quanto mais nova a empresa, menos útil vai ser o balanço no valuation. “Cada input do valuation precisa ter uma história. Para empresas novas não perco mais de 3 minutos para calcular uma taxa de desconto, não está no meu top 10. O valuation é muito mais impactado pela história.”

O recado final de Aswath Damodaran para as empresas foi para agir de acordo com o momento do negócio, sem querer acelerar ou frear o “envelhecimento”. “Empresas, não sejam infantis!”, ele brincou. Para ele, companhias que não seguirem sua idade costumam destruir o seu valor.

E foi assim que o Papa do Valuation encerrou sua palestra em mais uma passagem pelo Brasil – “envelhecer é mandatório, crescer é opcional — e pode atualizar a sua foto com o outro Homem do valuation que vos escreve, rsrs.

*Coluna escrita por Alexandre Cracovsky, CFA, tem anos de experiência em M&A. É Vice-presidente na ADVISIA Investimentos, onde assessora empresas em transações tanto no sell-side quanto no buy-side. Atuou na área de M&A e Post Merge Integration de um grande conglomerado nacional. Formação em Engenharia Civil, CFA® Charterholder, PhD Candidate em Administração de Empresas na FGV-EAESP e Professor na Link School of Business.


As opiniões transmitidas pelos nossos colunistas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.

Damodaran: envelhecer ГѓВ© mandatГѓВіrio, crescer ГѓВ© opcional
Tags: destaquesnelogica
336x280

Notícias

Ibovespa encerra sexta em alta com alívio nas tarifas e otimismo externo

Ibovespa fecha semana em alta de 1,93% com apoio externo e força de PRIO

Infraestrutura, sustentabilidade e tecnologia: Money Report recebe Ricardo Nunes

Indústria perde força no crescimento econômico, diz CNI

  • All
  • análise
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Revolução sustentável: empresa lança “Tesla das lavanderias” e acelera rumo a 1.400 franquias

17 de outubro de 2025
Novo Ibovespa dos FIDCs supera investimentos em ações e renda fixa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ibovespa encerra sexta em alta com alívio nas tarifas e otimismo externo

17 de outubro de 2025
Trump muda tudo: o maior experimento econômico do século! | WALL STREET CAST
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump muda tudo? O experimento tarifário que pode redefinir a economia

17 de outubro de 2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avenue lança fundos alternativos e amplia acesso de brasileiros a investimentos offshore

17 de outubro de 2025

Leia Mais

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Por Redação BM&C News
8 de setembro de 2025
0

O Banco Central intensificou a vigilância sobre fintechs e operações de intermediação após episódios recentes que expuseram fragilidades fora do...

azul

Azul dispara com resultado operacional robusto em julho

Por Rafael Lara
1 de setembro de 2025
0

As ações da Azul (AZUL4) tiveram um dos desempenhos mais expressivos do mercado nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025)....

Analistas veem cautela dos investidores após interpretação de Dino sobre lei estrangeira

“Decisão de Dino no STF aumenta cautela de investidores”, dizem especialistas

Por Redação BM&C News
20 de agosto de 2025
0

A recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aplicação de leis estrangeiras no...

Curva dos Treasuries reflete incertezas sobre política monetária americana

O que a evolução dos Treasuries revela sobre juros e inflação nos EUA

Por Redação BM&C News
19 de agosto de 2025
0

O comportamento dos Treasuries desde 2022 mostra como as taxas dos títulos do Tesouro americano acompanharam a política monetária do...

Unidade de mistura de minério de ferro em porto na China

Minério de Ferro dispara com expectativa de novos estímulos na China

Por Lucas Tadeu
7 de outubro de 2024
0

O mercado de minério de ferro tem vivenciado uma alta expressiva nas últimas semanas, impulsionado por expectativas de estímulos econômicos...

Foto: MZ

Transformando dados em estratégia nas divulgações de resultados

Por Redação BM&C News
2 de outubro de 2024
0

A narrativa no mercado de capitais é muito mais do que uma simples história; ela é o fio condutor que...

Notas de 100 reais | Fonte: Pexels

30 Anos Plano Real: Como a estabilidade econômica transformou o planejamento financeiro dos brasileiros

Por Redação BM&C News
1 de outubro de 2024
0

Em 2024 celebramos os 30 anos do Plano Real, um divisor de águas na história econômica do Brasil. Antes da...

desemprego no Brasil

Como é que a taxa de emprego aumenta e o seguro-desemprego cresce?

Por Aluizio Falcão Filho
30 de setembro de 2024
0

Certos dados macroeconômicos são difíceis de entender no Brasil. Um exemplo é a recente alta de juros em um cenário...

Estratégias de investimento e desafios dos fundos multimercados em 2024

Por Lucas Tadeu
23 de setembro de 2024
0

Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, falou sobre sua trajetória e a importância de uma boa estratégia de alocação...

NГѓВєmero de apostadores no Brasil supera em 7 vezes o de investidores, aponta pesquisa do IBGE

O crescimento das apostas no Brasil e seus desafios econômicos

Por Lucas Tadeu
16 de setembro de 2024
0

O mercado de apostas esportivas e jogos de azar no Brasil está crescendo exponencialmente. Em 2023, 22 milhões de brasileiros...

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • ECONOMIA
    • Investimentos

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.