BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Ações novatas caem 22,16% em 2021; acima da média da Bolsa

BMCNEWS Por BMCNEWS
10/01/2022
Em MERCADOS

As 47 empresas que fizeram oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) tiveram um desempenho negativo de 22,16% desde a estreia até o dia 10 de dezembro, segundo dados da Economatica.

De acordo com levantamento, as ações das novatas registram desempenho negativo de 8,33% em relação ao Ibovespa, que acumula queda de 13,83% no ano. 

Leia Mais

Créditos: depositphotos.com / EVER STOCK

Ibovespa sobe quase 9% na semana e renova recorde ao atingir 180 mil pontos

23 de janeiro de 2026
Créditos: depositphotos.com / casadaphoto

O rali não acabou: Ibovespa renova máximas com fluxo estrangeiro

23 de janeiro de 2026

A maior queda durante esse período foi a ação da Dotz (DOTZ3), com -75,38%. Além disso, Mobly (MBLY3) caiu 72,86%, Oceanpact (OPCT3) -72,56% e Westwing -71,38%. 

Já Assaí (ASAI3) registra a maior alta, com +398,44%, seguido por Vamos (VAMO3), que avança 104,57% e Intelbras (INTB3) +78,95%. 

Para o especialista em mercado financeiro e co-fundador da InvestSmart XP, Bruno Hora,  um dos motivos para essas ações acumularem essa queda é a questão da Bolsa de Valores brasileira ter um dos piores desempenhos do mundo. 

“Enquanto o mundo se recupera dos meses difíceis, nossas questões internas fizeram com que a gente continuasse acumulando perdas no mercado de ações”, avaliou. 

O levantamento da Economatica mostra ainda que muitas das ações novatas são do setor de tecnologia. O especialista diz que “os setores que essas empresas atuam esperavam uma pandemia bem menor, construção civil e logística, por exemplo, são setores que as companhias de tecnologia atuam e que não tiveram a melhora esperada para esse ano”. 

Outro ponto abordado por Bruno, são os valores que essas empresas estreiam na Bolsa: “A sensação que alguns players do mercado têm é que as empresas estão abrindo capital com um preço muito alto, o que acaba influenciando no desempenho dela na Bolsa”.

As ações novatas estão acumulando perdas maiores do que o Ibovespa, o especialista explica que parte do desempenho do índice vem de companhias sólidas, enquanto as empresas estreantes são mais voláteis. 

“Grande parte do resultado do índice vem de empresas muito sólidas, como os grandes bancos e empresas ligadas a commodities, como a Petrobras (PETR3;PETR4) e a Vale (VALE3), essas empresas costumam ser menos voláteis que as novatas, tanto em momentos de alta como de baixa”, ressaltou. 

Bruno destaca ainda que para investir nas ações novatas é preciso entender e respeitar o seu perfil como investidor, além de virar sócio de acordo com a sua estratégia e entender a dinâmica da Bolsa.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Com 26 peças de plástico injetado sobre um núcleo de nylon, a indústria fabrica o cubo mágico que permite giros precisos em milissegundos

A maior cachoeira do mundo surgiu em uma fenda de 1.800 metros, formando uma muralha de água infinita visível só do Brasil

Homem compra casa dos anos 70 e faz uma reforma poderosa que dura 2 anos, trazendo renovação e conforto

Com fachada de 1889 e residência oficial da presidência, o palácio neoclássico virou um dos maiores símbolos da história imperial em Petrópolis

Esse projeto de casa tem formato de “L” com piscina refrescante que oferece muita tranquilidade

Esqueça os diamantes pois esta pedra tem um azul neon natural e custa até US$ 100 mil o quilate, sendo a joia mais elétrica e rara do Brasil

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.