BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • ECONOMIA
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • ECONOMIA
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Tesouro esclarece dúvidas sobre títulos; analista apaga vídeo das redes sociais

Renata NunesPor Renata Nunes
06/02/2025

Após a repercussão das críticas feitas pela analista de renda fixa Marília Fontes ao título Tesouro IPCA+ 35, o Tesouro Nacional emitiu um esclarecimento detalhando os critérios de precificação dos seus papéis e reforçando o compromisso com a transparência e proteção ao investidor. O órgão destacou que a variação das taxas segue as movimentações do mercado secundário e que os títulos ofertados no Tesouro Direto refletem as condições de demanda e oferta de títulos públicos federais.

Resposta oficial do Tesouro Nacional

O Tesouro destacou que:
🔹 O Tesouro Direto democratiza o acesso aos títulos públicos, oferecendo papéis similares aos negociados em leilões tradicionais.
🔹 As taxas são atualizadas ao longo do dia conforme negociações no mercado secundário.
🔹 A precificação do IPCA+ 35 e outros títulos sem cupons se baseia nas NTN-Bs, refletindo corretamente as condições do mercado.
🔹 Em momentos de alta volatilidade, negociações podem ser suspensas para evitar distorções nos preços.
🔹 Os títulos passam por revisões periódicas, garantindo variedade e equilíbrio nas opções de investimento.

O órgão reafirmou seu compromisso com a educação financeira e proteção ao investidor, assegurando que não houve mudanças na política de precificação.

Marília Fontes apaga post e promete revisão dos cálculos

Nesta quinta-feira (6) a analista Marília Fontes, sócia da Nord Research, apagou sua publicação original no qual criticava a precificação do Tesouro IPCA+ 2035 e levantava dúvidas sobre a transparência do programa.

Em um novo post, Marília reconheceu que alguns apontaram possíveis erros em seus cálculos sobre o spread dos títulos e, para evitar desinformação, optou por excluir a publicação. A analista afirmou que irá revisar os números, aguardar um posicionamento oficial do Tesouro e, assim que tiver uma nova análise, irá compartilhar suas conclusões em vídeo.

“Pessoal, alguns levantaram a possibilidade de um erro nos meus cálculos sobre o spread do Tesouro. Para evitar qualquer desinformação e injustiça, optei por remover o post e revisar os números mais uma vez e também aguardar um posicionamento oficial do Tesouro e, assim que tiver novidades, trago um vídeo explicando tudo para vocês.”

Confira a resposta oficial do Tesouro na íntegra:

“O Tesouro Nacional reforça os principais objetivos do Programa Tesouro Direto (TD), concebido no início dos anos 2000, quais sejam a democratização do acesso a títulos públicos, a disseminação do conceito de dívida pública, o incentivo à formação de poupança de médio e longo prazos e a diversificação da base de demandantes dos títulos públicos. O programa tem por princípio disponibilizar para o pequeno investidor títulos semelhantes ou iguais aos ofertados nos leilões tradicionais semanais. Os preços e as taxas dos títulos do TD são atualizados pelo menos três vezes ao dia, com o objetivo de refletir as negociações ao longo do dia no mercado secundário de títulos públicos federais.

Leia Mais

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

20 de outubro de 2025

Semana tem IPCA-15 e começo da temporada de balanços no Brasil

20 de outubro de 2025

No caso dos títulos Tesouro IPCA+, Tesouro Educa+ e Tesouro Renda+, em particular, ofertados exclusivamente no Tesouro Direto, apesar da ausência de um mercado secundário com as mesmas características dos títulos tradicionais, é possível obter seus preços e taxas esperados, valendo-se dos dados do mercado dos títulos Tesouro IPCA+ com juros semestrais, as Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B). Ou seja, partindo dos dados do mercado secundário de títulos que possuem cupons, é possível extrair os valores que teria uma curva com os mesmos títulos sem cupons1. Esse processo considera que títulos com o mesmo vencimento podem ter “durations2” diferentes, dependendo da existência ou não de pagamentos de cupons.

O gráfico abaixo ilustra o comportamento das taxas das NTN-B nos últimos doze meses. Observa-se que, ao longo desse período, a curva estimada dos juros reais apresentou um aumento de nível, ou seja, taxas de juros crescentes, ao passo que sua inclinação diminuiu, o que significa, de forma simplificada, que títulos com prazos mais curtos passaram a apresentar taxas relativamente mais elevadas. Tal dinâmica reflete as expectativas do mercado em relação ao cenário econômico, especialmente no que diz respeito às políticas monetária e fiscal, tanto internas quanto externas, bem como reflete a dinâmica de demanda e oferta pelos títulos públicos.

Gráfico 1 – Curva de juros reais (NTN-B)

No gráfico acima, também é possível observar que, independentemente da inclinação, a curva de juros das NTN-B não é linear. A taxa varia conforme o prazo, frequentemente exibindo picos que refletem as negociações no mercado secundário.

Adicionalmente, o Tesouro Nacional destaca o compromisso de proteger o investidor, suspendendo negociações nos casos de elevada volatilidade e evitando, assim, a realização de operações a preços e taxas que não reflitam corretamente as condições do mercado de títulos públicos federais (mercado secundário). No caso de suspensão temporária das negociações, os investidores podem realizar agendamentos para investimentos e resgates na plataforma do programa, que serão liquidados com os preços e taxas disponibilizados na reabertura do mercado.

Por fim, anualmente, o Tesouro Direto revisa a disponibilidade de seus títulos para investimento, renovando o conjunto de títulos disponíveis, isto é, aqueles que podem ser adquiridos pelos investidores em determinado momento. Essas alterações seguem regras que garantem a variedade de títulos do Tesouro Direto e mantêm prazos de referência semelhantes ao longo do tempo. É importante ressaltar que os títulos que não estão mais disponíveis para novas aplicações seguem disponíveis para resgate a qualquer momento ou podem permanecer na carteira de investimentos até o vencimento. Também é importante reforçar que as precificações dos títulos públicos refletem suas características individuais e as condições vigentes de mercado, não havendo nenhuma alteração na política de disponibilização das taxas de juros de compra ou venda.

O Tesouro Nacional seguirá promovendo a educação financeira, que constitui uma valiosa contribuição do programa à sociedade.“

Paulistano fatura o prêmio de R$ 500 mil da Loteria Federal

Monte de notas de dinheiro Real Brasileiro - Créditos: depositphotos.com / rochu_2008

Tags: Fixo
336x280

Notícias

Economista alerta que ajuste fiscal ainda precisa de credibilidade

79% das medidas fiscais não têm estimativa de custo

Com presença de Eduardo Leite, evento destaca potencial inovador do RS

Petrobras obtém licença do Ibama e inicia perfuração de poço na Margem Equatorial

  • All
  • análise
BM&C Visões repercute acordo de Paz na Palestina
BM&C VISÕES

BM&C Visões repercute acordo de Paz na Palestina

20 de outubro de 2025
Economista alerta que ajuste fiscal ainda precisa de credibilidade
ECONOMIA

Economista alerta que ajuste fiscal ainda precisa de credibilidade

20 de outubro de 2025
79% das medidas fiscais não têm estimativa de custo
ECONOMIA

79% das medidas fiscais não têm estimativa de custo

20 de outubro de 2025
Varejo

Varejo projeta retração em outubro; vestuário e farmácias devem crescer

20 de outubro de 2025

Leia Mais

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Por Redação BM&C News
8 de setembro de 2025
0

O Banco Central intensificou a vigilância sobre fintechs e operações de intermediação após episódios recentes que expuseram fragilidades fora do...

azul

Azul dispara com resultado operacional robusto em julho

Por Rafael Lara
1 de setembro de 2025
0

As ações da Azul (AZUL4) tiveram um dos desempenhos mais expressivos do mercado nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025)....

Analistas veem cautela dos investidores após interpretação de Dino sobre lei estrangeira

“Decisão de Dino no STF aumenta cautela de investidores”, dizem especialistas

Por Redação BM&C News
20 de agosto de 2025
0

A recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aplicação de leis estrangeiras no...

Curva dos Treasuries reflete incertezas sobre política monetária americana

O que a evolução dos Treasuries revela sobre juros e inflação nos EUA

Por Redação BM&C News
19 de agosto de 2025
0

O comportamento dos Treasuries desde 2022 mostra como as taxas dos títulos do Tesouro americano acompanharam a política monetária do...

Unidade de mistura de minério de ferro em porto na China

Minério de Ferro dispara com expectativa de novos estímulos na China

Por Lucas Tadeu
7 de outubro de 2024
0

O mercado de minério de ferro tem vivenciado uma alta expressiva nas últimas semanas, impulsionado por expectativas de estímulos econômicos...

Foto: MZ

Transformando dados em estratégia nas divulgações de resultados

Por Redação BM&C News
2 de outubro de 2024
0

A narrativa no mercado de capitais é muito mais do que uma simples história; ela é o fio condutor que...

Notas de 100 reais | Fonte: Pexels

30 Anos Plano Real: Como a estabilidade econômica transformou o planejamento financeiro dos brasileiros

Por Redação BM&C News
1 de outubro de 2024
0

Em 2024 celebramos os 30 anos do Plano Real, um divisor de águas na história econômica do Brasil. Antes da...

desemprego no Brasil

Como é que a taxa de emprego aumenta e o seguro-desemprego cresce?

Por Aluizio Falcão Filho
30 de setembro de 2024
0

Certos dados macroeconômicos são difíceis de entender no Brasil. Um exemplo é a recente alta de juros em um cenário...

Estratégias de investimento e desafios dos fundos multimercados em 2024

Por Lucas Tadeu
23 de setembro de 2024
0

Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, falou sobre sua trajetória e a importância de uma boa estratégia de alocação...

NГѓВєmero de apostadores no Brasil supera em 7 vezes o de investidores, aponta pesquisa do IBGE

O crescimento das apostas no Brasil e seus desafios econômicos

Por Lucas Tadeu
16 de setembro de 2024
0

O mercado de apostas esportivas e jogos de azar no Brasil está crescendo exponencialmente. Em 2023, 22 milhões de brasileiros...

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • ECONOMIA
    • Investimentos

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.