BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Semana de atenções ao PIB brasileiro e ao discurso de Powell, nos EUA

Maurílio Goeldner Por Maurílio Goeldner
01/12/2025
Em MERCADOS

O mercado financeiro inicia a última semana de novembro com foco dividido entre a divulgação do PIB do 3º trimestre no Brasil e uma série de indicadores relevantes nos Estados Unidos, que antecedem o período de silêncio do Federal Reserve antes da decisão de juros marcada para 10 de dezembro. O ambiente global segue influenciado por dados de atividade, inflação e emprego, compondo a última rodada de informações antes das deliberações de política monetária.

No cenário doméstico, o destaque será a divulgação do PIB do terceiro trimestre, prevista para quinta-feira (IBGE). O dado chega em um momento considerado decisivo, já que antecede a reunião do Copom de dezembro, em que o Banco Central deverá avaliar o ritmo da economia em meio ao tom mais duro adotado nas últimas comunicações. O mercado acompanha de perto os sinais sobre desaceleração da atividade após indicadores de emprego mistos nas últimas semanas.

Leia Mais

FGC

Caso Banco Master expõe dilema do FGC e risco ao sistema financeiro

16 de janeiro de 2026
BOLSA

O maior potencial da Bolsa não está nas commodities: entenda o que deixar no radar

16 de janeiro de 2026

Segundo o operador de mercado e apresentador do Pré-Market na BM&C News, Francisco Alves, a semana concentra uma bateria de dados que ajudam a medir a dinâmica econômica no país. “Teremos a produção industrial e também o PIB do Brasil, que deverá ser divulgado na quinta-feira. O PIB vai medir como anda a economia do Brasil, e os dados de inflação também deverão ser monitorados de perto”, comenta Alves.

EUA têm semana decisiva com PMIs, ISM e o PCE

Nos Estados Unidos, a agenda traz uma sequência de indicadores que servirão como último termômetro da atividade antes do período de silêncio do Federal Reserve. Entre os destaques estão o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, além dos PMIs de manufatura e serviços, os índices ISM e, principalmente, os dados de PCE e PPI, medidas de inflação observadas de perto pelo banco central.

Atenção também aos dados do mercado de trabalho. nos Estados Unidos. “A semana concentra o ADP, que é uma prévia do payroll, traz dados do setor privado, e o relatório Jolts, além do pedido semanal de auxílio-desemprego”, lembra Alves.

Ele lembra ainda que, no início da semana, Powell participa de um evento público. “As atenções se concentram no discurso do presidente do Fed. Os dirigentes do banco central entrarão em período de silêncio já a partir de amanhã, justamente por conta da reunião de política monetária dos dias 9 e 10 de dezembro”.

Europa divulga PMIs e inflação

Na Europa, a agenda inclui as leituras dos PMIs nos principais países — incluindo Alemanha, França e Zona do Euro — além de números de inflação. “Dados de inflação serão disponibilizados esta semana na Europa, destaque para a Turquia e a própria zona do euro”, analisou Alves.

Na Ásia, diversas economias apresentam indicadores de atividade e inflação. “Teremos os PMI do Japão, e também na China os dados oficiais do escritório de estatísticas, além da medição da Caixin para os PMIs de serviços, indústria e o PMI composto”, explicou. Austrália e Coreia do Sul também divulgam indicadores de preços e atividade, incluindo o PIB sul-coreano.

Além disso, uma decisão importante de política monetária deve ocorrer na sexta-feira, com a divulgação da taxa de juros do Banco Central da Índia.

Com uma agenda carregada de indicadores e decisões nos principais mercados, agentes financeiros devem monitorar não apenas os sinais de atividade econômica, mas também os possíveis ajustes de política monetária. O comportamento do PIB brasileiro será determinante para o tom da comunicação do Banco Central na próxima reunião, enquanto nos EUA os dados de inflação e atividade podem influenciar a trajetória dos juros em 2024 e 2025.

A combinação de PMIs, indicadores de inflação, dados do mercado de trabalho e discursos do Fed deve manter o mercado em compasso de cautela nos próximos dias.

BTG corta recomendação da Petrobras e aponta restrição financeira à frente

Caso Banco Master expõe dilema do FGC e risco ao sistema financeiro

Refúgio rural de 75 metros quadrados com 2 quartos e varanda ampla perfeita para famílias

Todo brasileiro com uma conta de energia em seu nome precisa saber desta importante lei

O denominador comum entre aqueles que desfrutam da paz após a aposentadoria é que eles não são “ricos”

Muitos aposentados estão comendo menos e deixando de tomar banho para conseguir pagar as despesas no Reino Unido

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.