BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Selic: Copom eleva taxa de juros para 7,75% ao ano, sexto aumento em 2021

Eduardo Saraiva Por Eduardo Saraiva
10/01/2022
Em MERCADOS
Banco Central/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou em 1,5 ponto percentual a taxa básica de juros, a Selic, nesta quarta-feira (27), em decisão unânime. Assim, a taxa passa de 6,25% para 7,75% ao ano, com objetivo de conter a pressão inflacionária, que está em 10,25% nos últimos 12 meses, de acordo com dados do BC.

Para a próxima reunião do Copom, que ocorrerá nos dias 7 de 8 de dezembro, é previsto um outro aumento semelhante. “O Comitê antevê outro ajuste da mesma magnitude. O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária”, destaca o BC.

Leia Mais

Banco Central, Copom

“Juros não caem sem ajuste fiscal”, alerta economista sobre ata do Copom

17 de dezembro de 2025
FIIS no radar dos investidores

“Mesmo com incertezas, ainda dá para ganhar com FIIs”, aponta Fami

17 de dezembro de 2025

A Selic fechou no maior nível desde novembro de 2017. A projeção de aumento da taxa de juros era esperada pelo mercado financeiro entre 1,25% e 3%, com grandes bancos prevendo alta de 1,5 p.p. devido à piora do debate fiscal, do cenário externo mais desafiador e das pressões sobre a inflação.

Veja mais:

  • Ibovespa perde força e fecha estável nesta quarta
  • Destaques da bolsa: Marfrig sobe 2% e Gerdau cai 2% com resultados trimestrais

Segundo o BC, a decisão visa um horizonte a longo prazo para o controle da inflação. “O Comitê entende que essa decisão reflete seu cenário básico e um balanço de riscos de variância maior do que a usual para a inflação prospectiva e é compatível com a convergência da inflação para as metas no horizonte relevante, que inclui os anos-calendário de 2022 e 2023”, afirmou.

Esse foi o sexto aumento em 2021. Especialistas avaliam que a taxa continuará aumentando neste ano. Conforme último Boletim Focus do Banco Central, a previsão é que a Selic termine em 8,75% este ano e em 9,5% para 2022. De acordo com bancos como Itaú Unibanco, Bank of America (BofA) e Credit Suisse, a taxa básica de juros pode chegar nos dois dígitos já no próximo ano.

O Banco Central informou que a ata da 242ª reunião do Copom será publicada no dia 3 de novembro, às 7h, antes da abertura do mercado. Será possível consultar pelo site do BC. 

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Com um arco de 134m e 90 mil assentos, a arena virou o templo do futebol inglês e um palco para lendas da música mundial

De 2 para 15 anos de vida útil: entenda a “mágica” do vácuo e pressão que injeta Cobre e Arsênio na madeira e a transforma em um material mais resistente que a madeira de lei

Com sua icônica forma de “S” e 1.160 apartamentos, a obra de Niemeyer virou um símbolo de São Paulo e uma cidade vertical no coração da metrópole

Profit Tour encerra circuito 2025 com quase mil participantes em seis capitais brasileiras

A jornada inacreditável de como um camarão radioativo pode ter chegado à mesa de milhares de pessoas

Bolha da tecnologia? “Risco não é o colapso, mas a correção”

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.