
Após um pregão negativo, os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta segunda-feira (27), recuperando parte das perdas após o PCE acima do esperado. Com isso, o mercado passa a apostar em uma política de juros do Federal Reserve mais agressiva, uma vez que os investidores já passam a favorecer que a taxa termine entre 5,25% e 5,50%.
No Brasil, a semana será agitada, e os principais assuntos se definirão em Brasília. O presidente Lula se encontrará com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), Jean Paul Prates, para conversar sobre a reoneração dos combustíveis.
Outro ponto de definição será a indicação de novos diretores para o Banco Central, uma vez que Bruno Serra, diretor de política monetária, encerra seu mandato neste mês, mas ficará até a definição do novo nome.
Na agenda de hoje, estão previstas as estatísticas de crédito, resultado do Governo Central, além do PIB do quarto trimestre de 2022. A temporada de resultados ganha força nesta semana, com divulgações de Petrobras, Suzano (SUZB3), Gerdau (#GGBR4), Ambev (#ABEV3), entre outros.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta segunda, após Wall Street amargar sua pior semana em 2023 em meio a preocupações com a trajetória dos juros nos Estados Unidos. Em Taiwan, a bolsa não operou e seguirá fechada na terça-feira devido a um feriado local.
Os mercados europeus operam em alta nesta manhã, depois de registrar a queda mais acentuada do ano na semana passada. A agenda dos próximos dias prevê os resultados preliminares da inflação da zona do euro e de diferentes países do bloco,
Agenda econômica
- Brasil: Balanços de AES Brasil, EDP Brasil, GPA e IRB, após o fechamento do mercado
- Zona do euro/Eurostat: Índice de sentimento econômico de fevereiro (7h)
- Zona do euro/Comissão Europeia: índice de confiança do consumidor final de fevereiro (7h)
- FGV: IGP-M deve arrefecer a 0,05% em fevereiro, após alta de 0,21% em janeiro (8h)
- Boletim Focus (8h25)
- BC: Dados de crédito de janeiro (9h30)
- Lula tem reunião com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil) e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para discutir a tributação sobre combustíveis (10h)
- BC: Roberto Campos Neto profere palestra no evento IDP Summit, em Brasília (10h)
- EUA/Deptº do Comércio: Encomendas de bens duráveis em janeiro (10h30)
- EUA/NAR: Vendas pendentes de imóveis em janeiro (12h)
- EUA: Membro do Conselho do Fed Philip Jefferson participa de evento em Harvard (12h30)
- Alemanha: Economista-chefe do BCE, Philip Lane, participa de evento do Consulado Geral da Irlanda e Universidade Goethe em Frankfurt (14h)
- Tesouro: Governo Central deve ter superávit primário de R$ R$ 77,60 bilhões em janeiro (14h30)
- Secretário do Tesouro, Rogério Ceron, concede coletiva para comentar o resultado primário (15h)