
Os índices futuros dos Estados Unidos registram alta nesta sexta-feira (9) no mercado, assim como as bolsas europeias, após o Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado uma forte elevação de 75 pontos-base nas taxas de juros, o que levou o euro a se igualar ao dólar novamente. O movimento joga mais incentivo para o Federal Reserve tomar a mesma atitude no final do mês.
No Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou deflação de 0,36% em agosto deste ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE). A expectativa do mercado era variação de -0,39% no período.
A Petrobras (PETR3;PETR4) comunicou ao mercado, na noite de quinta-feira (8), que a diretoria executiva da companhia aprovou o encerramento do processo para venda da concessão de Albacora, que será mantida integralmente na carteira da petroleira.
Segundo o fato relevante, a estatal estava em fase de negociação com a PRIO (PRIO3), ex-PetroRio e, apesar dos esforços nas negociações, “não foi possível convergir para condições que refletissem a avaliação do ativo para a Petrobras”, disse a empresa. “A companhia segue plenamente comprometida com seu programa de gestão ativa de portfólio e reforça o compromisso com a ampla transparência dos processos de desinvestimentos”, completou.
A PRIO, por sua vez, comentou sobre o encerramento do processo. “Embora Albacora seja um ativo de grande potencial, a PRIO acredita que uma possível transação com valores acima dos já oferecidos não incorporaria nem o retorno nem o perfil de risco adequados para o projeto”, afirmou a PRIO, em comunicado separado.
No cenário eleitoral, por sua vez, a expectativa é pela pesquisa Datafolha esta noite.
O IPC-S da primeira quadrissemana de setembro de 2022 caiu 0,10% e acumula alta de 5,01% nos últimos 12 meses, segundo divulgação da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Além disso, o primeiro pronunciamento do rei Charles III, o novo monarca do Reino Unido, ocorrerá às 18h no horário de Londres (14h de Brasília) desta sexta-feira (9). O presidente da Câmara dos Comuns, Lindsay Hoyle, afirmou que os procedimentos serão pausados quando Charles fizer sua declaração.
Bolsa da Ásia
As bolsas da Ásia fecharam em alta hoje, após dados indicarem desaceleração da inflação chinesa e fornecerem sinal verde para que as autoridades do país sigam com os planos de concessão de estímulos econômicos.
O CPI da China subiu 2,5% na comparação anual de agosto, menos que o índice verificado em julho (2,7%). Também a inflação ao produtor (PPI) registrou queda e avançou 2,3% versus 4,2% no mês anterior. Com este cenário, investidores foram aos negócios e o índice Xangai ganhou +0,82% e o Shenzhen, +0,65%. Em Hong Kong, o Hang Seng subiu mais e alcançou +2,69% após seis dias de contração.
Nas demais praças, sinal azul: em Tóquio, o Nikkei subiu +0,53%; em Seul, o Kospi avançou +0,33% e, em Taiwan, o Taiex subiu +1,20%.
Agenda econômica
▪️ Eleições: Datafolha divulga pesquisa presidencial;
▪️ República Checa: Reunião do Ecofin e do Eurogrupo;
▪️ IBGE: IPCA deve ter deflação de 0,40% em agosto, após queda de 0,68% em julho (9h);
▪️ IBGE: Pesquisa Industrial Mensal Regional de julho (9h);
▪️ Anfavea: Produção de veículos em agosto (10h);
▪️ EUA/Deptº do Comércio: Estoques no atacado de julho (11h);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, abre conferência organizada pelo Fed de Chicago (11h);
▪️ EUA: Presidente do Fed de Kansas City, Esther George, participa de evento do Peterson Institute (13h);
▪️ EUA: Diretor do Fed, Christopher Waller, fala no Workshop Vienna Macroeconomics (13h);
▪️ EUA/Baker Hughes: poços e plataformas de petróleo em atividade na semana (14h);
*Com BM&C Now e BDM
 
			

 














