BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

IOF nunca entrou no radar para fazer compensação para Bolsa Família em 22, diz Funchal

Redação BM&C News Por Redação BM&C News
10/01/2022
Em MERCADOS
Foto: REUTERS/Adriano Machado

 O secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Bruno Funchal, afirmou nesta quarta-feira que nunca entrou no radar do governo a utilização de aumento do IOF para fazer compensação para a expansão do Bolsa Família em 2022.

A estratégia foi adotada, contudo, para viabilizar o aumento do programa, rebatizado de Auxílio Brasil, neste ano.

Em coletiva de imprensa, Funchal reiterou que a estratégia para essa compensação em 2022 está prevista na reforma do Imposto de Renda, já aprovada na Câmara dos Deputados, que indica que a tributação de dividendos como fonte de financiamento para um programa de transferência de renda mais robusto.

Leia Mais

O ouro caiu, mas não é isso que importa

31 de março de 2026
Créditos: Reprodução/ B3

O conhecido FGC tem um irmão gêmeo na bolsa: o MRP (Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos)

31 de março de 2026

Veja mais:

  • China vai fortalecer coordenação de políticas para lidar com desafios, diz gabinete
  • Destaques da Bolsa: Ações de siderúrgicas sobem com alta do minério de ferro; Petrobras e PetroRio seguem em alta

Funchal evitou responder qual seria um plano B no caso de não aprovação da reforma, destacando que, como o projeto tem avançado, o governo irá investir nessa alternativa para usar como compensação para o Auxílio Brasil no ano que vem.

Como o programa consiste em uma despesa de caráter continuado, para torná-lo maior o governo precisa indicar essa compensação para seu financiamento, além de encontrar espaço, sob a regra do teto, para acomodá-lo.

Por essa razão, o governo busca aprovar tanto a reforma do IR quanto a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos precatórios, que abrirá caminho para mais despesas públicas em 2022.

Funchal afirmou ainda que, com benefício médio de 300 reais e alcance de 17 milhões de famílias, o novo Bolsa Família, que foi rebatizado pelo governo de Auxílio Brasil, precisará de um acréscimo em torno de 26 bilhões de reais ao ano.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Pessoas que viajam por essa estrada de terra a 3.528 metros de altitude enfrentam penhascos sem nenhuma mureta de proteção

O robô cilíndrico que dispara 4.500 tiros por minuto e protege navios de guerra sozinho

Com 330 metros de altura e formato de pirâmide, o ‘Hotel da Perdição’ de 105 andares custou bilhões e está abandonado há quase 40 anos sem nunca ter recebido um único hóspede

Após 15 anos de pesquisa, o NANOGrav confirmou que o universo inteiro emite um som assustador

Do terreno às taxas: quanto custa construir uma casa de 80 metros quadrados em 2026?

Diga adeus às piscinas tradicionais: aprenda como transformar uma caixa d’água em uma área de lazer com estrutura reforçada e deck de madeira

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.