BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Ibovespa realiza lucros após rali e encerra dia em leve queda

Rafael Lara Por Rafael Lara
01/12/2025
Em MERCADOS

O Ibovespa teve um pregão marcado por correção nesta segunda-feira, após semanas de forte pressão compradora e renovação de recordes sucessivos. O índice caiu cerca de 0,29%, oscilando entre a região de 158 mil e 159 mil pontos, em um movimento visto como natural após um novembro aquecido. Além disso, o volume financeiro — próximo de R$ 22 bilhões — reforçou a leitura de um dia mais cauteloso.

Enquanto isso, o cenário externo também contribuiu para o ajuste: bolsas internacionais devolveram parte dos ganhos recentes e o mercado monitorou falas de Jerome Powell, além de expectativas sobre inflação nos EUA. Por outro lado, o sinal de possível aperto monetário no Japão reduziu o apetite por risco em mercados emergentes, afetando o fluxo global de capitais.

A fala de Galípolo atrasou o início do ciclo de cortes?

O discurso de Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, trouxe um tom mais conservador ao reforçar que o início da queda da Selic exige segurança sobre o comportamento da inflação. Nesse sentido, a expectativa de corte em janeiro perdeu força, e o mercado passou a enxergar maior probabilidade de início apenas em março — possivelmente em quedas de 0,50 p.p. ou até 0,75 p.p., dependendo dos dados.

Leia Mais

Créditos: depositphotos.com / EVER STOCK

Ibovespa sobe quase 9% na semana e renova recorde ao atingir 180 mil pontos

23 de janeiro de 2026
NOTAS DE DÓLAR

“Dólar fraco impulsiona rotação de capital global”, avalia estrategista da Avenue

23 de janeiro de 2026

Além disso, mesmo com a postergação, a curva de juros segue indicando Selic ao redor de 12% no fim do próximo ano. Isso mantém o pano de fundo construtivo para ativos de risco, já que o diferencial de juros deve diminuir gradualmente, sem mudanças drásticas nas expectativas estruturais.

Quem anda primeiro: bolsa ou juros longos?

Segundo Everton Dias, da Legado Investimentos, a bolsa saiu na frente durante o rali de 2025, antecipando parte da queda futura dos juros. Por isso, ele acredita que a “próxima pernada” deverá vir do fechamento dos juros longos, abrindo espaço para nova fase de valorização dos ativos. Por outro lado, isso significa que movimentos de correção, como o visto hoje, são esperados e até saudáveis.

Quais setores se destacam nesse cenário mais volátil?

Everton destacou que setores ligados a crédito e consumo tendem a se beneficiar mais de um ambiente de juros cadentes. Enquanto isso, papéis dolarizados e ligados a commodities podem apresentar comportamento mais lateral, especialmente diante da perspectiva de petróleo em patamar moderado.

  • Bancos: devem ganhar com menor inadimplência e retomada do crédito.
  • Educação: costuma performar bem em cenários de maior estímulo social e eleitoral.
  • Estatais: podem destravar valor em eventual agenda mais pró-mercado adiante.

Correção amplia oportunidades ou acende alerta?

Nesse sentido, Dias avaliou que quedas fortes em nomes como Marfrig, CVC e varejistas configuram mais “Black Friday tardia” do que sinal de deterioração. Ele recomenda que investidores montem posições gradualmente, aproveitando o aumento de volatilidade sem comprometer o caixa disponível.

Além disso, o especialista reforçou que a assimetria segue favorável: mesmo no cenário atual, muitos ativos mostram desempenho robusto, e uma eventual guinada eleitoral para um governo mais reformista poderia destravar ainda mais valor — especialmente em estatais e setores cíclicos.

O que o investidor deve priorizar nesta semana?

Por fim, Everton Dias sugere foco em disciplina: manter caixa, evitar compras impulsivas em máximas recentes e priorizar ativos com fundamentos sólidos. A tendência estrutural ainda é de queda gradual da Selic em 2026, o que sustenta uma visão positiva para a bolsa, independentemente do cenário eleitoral — com diferenças apenas nos setores que mais se beneficiam em cada possível rota política.

Com sua fachada única voltada para o mar e 360 metros quadrados sob o solo da ilha de Serifos, a estrutura usa a terra como isolante térmico natural na Grécia

Nova lei do aluguel está valendo em 2026 e afetando brasileiros

Com 19.105 lugares e inaugurado em 1970 pelo próprio Rei Pelé, o estádio conhecido como Trapichão virou o maior e mais icônico palco esportivo de AL

São necessários 1,3 kg de uvas para produzir uma única garrafa; acompanhe o processo de fermentação que transforma a fruta em vinho

O maior espelho do planeta: o deserto transparente de 10.000 km² que a NASA usa para calibrar seus satélites

Ibovespa sobe quase 9% na semana e renova recorde ao atingir 180 mil pontos

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.