
O Ibovespa iniciou o primeiro pregão deste segundo semestre em alta, com os investidores reagindo aos dados do Boletim Focus. O mercado aguarda a sessão na Câmara dos Deputados para discutir importantes pautas econômicas, como o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária.
Por volta das 10h40, o principal índice de bolsa brasileira opera em alta 1,01%, cotado a 119.266 pontos.
Indicadores
No Brasil, os economistas revisaram mais uma vez a taxa básica de juros para baixo em 2023. Além disso, o mercado fez cortes nas projeções de inflação em todos os anos de referência. Os dados são do Boletim Focus, levantamento do Banco Central que reúne as projeções do mercado sobre os principais dados econômicos brasileiros. Os economistas projetaram que a taxa Selic deve terminar 2023 em 12,00%, uma queda de 0,25 ponto percentual em relação ao levantamento anterior. Há quatro semanas, a projeção era de que os juros terminariam o ano em 12,50%.
Além disso, o Índice Gerente de Compras (PMI) do setor industrial do Brasil passou de 47,1 pontos em maio para 46,6 em junho, conforme dados divulgados pelo S&P Global. O resultado veio acima das estimativas, que apontavam para 45,7 pontos no sexto mês de 2023.
O Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) da quarta quadrissemana de junho de 2023 caiu 0,10% e acumula alta de 2,22% nos últimos 12 meses, conforme reportou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (3). Nesta apuração, três das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação.
Cenário corporativo
Petrobras (PETR3; PETR4) – A estatal comunicou ao mercado que celebrou um novo contrato de compra e venda de gás natural com a Companhia de Gás de Pernambuco (Copergás). Segundo fato relevante, o acordo tem valor estimado em R$ 6,7 bilhões e terá vigência a partir de janeiro de 2024 até dezembro de 2034. O contrato tem como objetivo o suprimento de gás natural para atendimento ao mercado regulado, cuja área de concessão está situada no estado de Pernambuco.

