
O Ibovespa registra queda nesta segunda-feira (4), acompanhando as bolsas internacionais, em dia que o mercado de ações da China não abriu devido a um feriado. Fatores internos, como o orçamento de 2022, auxílio emergencial reforma do Imposto de Renda, PEC dos precatórios ficam no radar dos investidores, enquanto crises de energia e hídrica afetam o mercado externo.
As preocupações com a gigante chinesa Evergrande voltaram, com a possibilidade de um novo calote ocorrer nesta semana. Ainda no cenário internacional, os membros da Opep+ decidiram manter a produção de petróleo como previamente acordado, apesar do aumento no preço do petróleo e da maior demanda global.
O levantamento semanal do Boletim Focus, publicado hoje, apontou que a expectativa para a alta do IPCA agora é de 8,51%, contra 8,45% na semana anterior, na 26ª elevação seguida da projeção.
O resultado, se confirmado, dispara bem acima da meta para a inflação este ano, de 3,75% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. A conta para 2022 também aumentou e está em 4,14%, de 4,12% antes, contra um objetivo central de 3,5% também com margem de 1,5 ponto.
Nos Estados Unidos, o índice Nasdaq caía nesta segunda, com a maioria das ações de tecnologia era pressionada pelo avanço nos rendimentos dos Treasuries, embora as quedas no S&P 500 e no Dow Jones fossem contidas pelos ganhos nas ações de Tesla e Merck.
Veja mais:
- Operações do Pix à noite terão limite de R$ 1 mil a partir de hoje
- Destaques da Bolsa: Ação da Mosaico registra forte alta, enquanto Banco Pan cai 9%
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operava em queda de 2,41%, cotado a 110.173,23 pontos às 13h30.
O dólar comercial registra alta de 1,35%, cotado a R$ 5,442.
Nos Estados Unidos, as bolsas estão caindo. O S&P 500 está operando em -1,71% (4.282,20), o Nasdaq registra -2,59% (14.189,00), enquanto o Dow Jones está em -1,30% (33.880,02).
Confira outros destaques desta segunda:
Governo discute capitalizar fundo de estabilização de combustíveis com ações, diz Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta segunda-feira que o governo discute a possibilidade de capitalizar um fundo de estabilização dos preços de combustíveis com ações da estatal Pré-Sal Petróleo (PPSA) ou com ações que o BNDES tenha na Petrobras.
A referência foi feita durante evento do Tribunal de Contas da União, quando Guedes comentava as restrições impostas pelo teto de gastos. Segundo o ministro, a regra foi criada para impedir que o Estado cresça demais, mas também levanta questionamentos em decisões envolvendo despesas não-recorrentes sobre as quais a União não tem controle, como no caso dos precatórios, e também no caso de ações que afetem o patrimônio estatal.
Parte do combate à inflação também envolve o fiscal, diz Campos Neto
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira que parte do combate à inflação também envolve o fiscal, já que quando a curva longa de juros cai, o mesmo movimento de política monetária gera mais efeito na economia.
“Fiscal é muito importante para poder aumentar a transmissão da política monetária”, disse Campos Neto, ao participar de evento promovido pela Associação Comercial de São Paulo.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.