
A Hisense, marca chinesa de eletrodomésticos, acaba de chegar no Brasil, em parceria com as Casas Bahia, uma das principais marcas da Via (VIIA3).
Dessa forma, a marca chinesa, mesmo com pouca fama entre os brasileiros, chega como forte concorrênte no varejo nacional, já que conta com produtos premium, fabricados na Europa e na China. Contudo, a intenção é iniciar a produção local em breve, com a expectativa de que a fabricação de TVs comece até o final deste ano.
De acordo com informações do “O Estado de S. Paulo”, o grupo chinês, que obteve uma receita global de US$ 27,5 bilhões no ano passado, escolheu as lojas físicas da Via como seu ponto de entrada no mercado brasileiro. Desde março, a Hisense está comercializando refrigeradores, cooktops, fornos elétricos, lavadoras e aparelhos de ar condicionado em 38 lojas da Via no estado de São Paulo.
Além disso, a companhia afirma que sua meta no Brasil é estar entre as cinco maiores fabricantes de eletroeletrônicos da maniera mais rápida possível e fazer do país o segundo maior mercado do grupo nas Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Matjaz Cokan, vice-presidente da Hisense no Brasil, admite que a empresa chegou tarde ao mercado brasileiro, atribuindo a demora à complexidade tributária, ao fechamento do país e à pandemia.
Inicialmente, os eletrodomésticos serão importados, alguns da China e outros da Europa. No entanto, a médio prazo, a empresa pretende fabricar também eletrodomésticos mais populares no Brasil. Os planos para a fabricação de produtos da linha branca no país ainda não foram divulgados, mas a produção local de TVs com a marca Hisense está prevista para começar até o final deste ano.