
Na última terça-feira (28), a Globo divulgou seus resultados relativos ao ano passado. Segundo o colunista da Uol, Guilherme Ravache, a empresa reportou um prejuízo de R$ 41 milhões, frente ao prejuízo de R$ 121 milhões em 2021.
De acordo com o diretor-presidente da Globo, Paulo Marinho, em comunicado interno enviado para os funcionários que o Uol teve acesso, os custos de amortização dos direitos da Copa do Mundo consumiram os resultados acumulados dos três trimestres anteriores.
Por outro lado, as mídias digitais da Globo registraram bons resultados, como no caso do Globoplay e Globoplay+Canais. Ainda segundo Marinho, foi importante para amortecer a curva declinante de assinantes na TV paga. A publicidade digital da Globo teria crescido 30% e a do Globoplay 20%, segundo a coluna.
No entanto, o que pesou para a Rede Globo foram os altos custos, que se elevaram em R$ 660 milhões. Embora a Copa do Mundo tenha gerado prejuízo para a empresa, a publicidade atingiu um recorde, retornando saldo positivo.
Segundo os números divulgados no comunicado, houve um aumento de R$ 684 milhões na receita de publicidade, chegando a R$ 9,1 bilhões. No ano passado, a receita líquida da Globo teria aumentado 5%, a R$ 739 milhões, em relação a 2021, somando R$ 15,1 bilhões, quando o faturamento havia sido de R$ 14,4 bilhões.