BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

“Elevar muito a taxa de juros trava os investimentos”, avalia jornalista de economia

BMCNEWS Por BMCNEWS
17/03/2022
Em Análises, MERCADOS

O Comitê de Política Monetária do Banco Central elevou a taxa básica de juros – Selic – de 10,75% para 11,75% ao ano. No ano passado, com a crise da pandemia, os juros caíram para o menor patamar, atingindo os 2% ao ano.

“Não pode elevar muito a taxa de juros, porque você trava os investimentos e a economia brasileira foi travada com essa taxa de juros. Meu receio é de que nós tenhamos a estagflação, que é uma economia estagnada com taxas de inflação que são improcedentes para a nossa realidade de trabalho, salarial e de renda”, avaliou Salete Lemos, jornalista de economia, durante participação na programação da BM&C News.

Leia Mais

Bloqueio na estrada mais temida do Brasil isola o Norte e revive o pesadelo da lama na região amazônica

Bloqueio na estrada mais temida do Brasil isola o Norte e revive o pesadelo da lama na região amazônica

5 de fevereiro de 2026
EDUCAÇÃO FINANCEIRA, COMO VERIFICAR RGISTRO NA CVM

Como verificar se uma empresa tem autorização da CVM antes de investir

4 de fevereiro de 2026

Para a jornalista, o principal erro do Banco Central foi a redução drástica da taxa de juros com juro real negativo no Brasil durante um período bastante largo, no ano passado, e que trabalhar com o juros negativo em um país emergente é muito arriscado.

“Nessa regressão das taxas de juros, feita de uma forma muito rápida, causou uma fuga de investidores estrangeiros muito sentida na questão da cotação do dólar”, pontuou.

Salete explicou que a ferramenta do BC para controlar a inflação é taxa de juros, porque o mercado trabalha com oferta e demanda. “Partindo do pressuposto de que o Banco Central quer frear o consumo, diminuir a demanda, nós temos hoje uma inflação de custo, que é energia, tributário e elétrico. Então, esse custo muito alto é o que está sendo repassado”, disse.

Além disso, Salete avaliou o cenário de inflação nos Estados Unidos: “Neste elaborado, você tem um exercício de gestão, lá tem uma prioridade de programa de governo. Os Estados Unidos estão muito preocupados neste momento com inflação sim, mas eles de forma nenhuma aceitam o desaquecimento miúdo da economia, é prioridade”, avaliou.

Confira outra análise de Salete Lemos sobre política monetária:

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Da cerveja ao glitter: curtir o Carnaval está quase 80% mais caro que há 10 anos

Rodovia na Suíça ganha fama por suas curvas a 2.164 m de altitude, pois o trajeto de 1894 entre geleiras, virou um marco da engenharia nos Alpes

Esqueça o diamante e o quartzo, pois este mineral raro de cor púrpura só existe em poucos lugares, sendo o tesouro da química

Hotel ônibus? Empresa lança cabines de sono móveis que levam você dormindo de Los Angeles a São Francisco com conforto de quarto

O gigante elétrico: Londres coloca nas ruas frota de ônibus de dois andares 100% elétricos que carregam em minutos e não poluem o ar

Segurança máxima: ônibus brasileiros consolidam sistema de câmeras que substitui retrovisores e elimina pontos cegos

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.