Copom eleva a taxa Selic para 11,75% ao ano

Especialistas avaliam que o Banco Central continuará elevando a Selic nos próximos meses

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, aumentou em 1 ponto percentual a taxa básica de juros, a Selic, nesta quarta-feira (16). Assim, a taxa passa de 10,75% para 11,75% ao ano. 

De acordo com o Banco Central, o principal objetivo é conter a pressão inflacionária. A decisão já era esperada pelo mercado financeiro. Especialistas avaliam que o Banco Central continuará elevando a taxa nos próximos meses. Além disso, a invasão da Ucrânia pela Rússia gerou novas pressões inflacionárias.

“O Copom avalia que o momento exige serenidade para avaliação da extensão e duração dos atuais choques. Caso esses se provem mais persistentes ou maiores que o antecipado, o Comitê estará pronto para ajustar o tamanho do ciclo de aperto monetário”, diz o documento.

Sobre a guerra na Ucrânia o Copom ressalta: “O conflito entre Rússia e Ucrânia levou a um aperto significativo das condições financeiras e aumento da incerteza em torno do cenário econômico mundial. Em particular, o choque de oferta decorrente do conflito tem o potencial de exacerbar as pressões inflacionárias que já vinham se acumulando tanto em economias emergentes quanto avançadas”.

O comitê informou que a atuação visa combater os impactos secundários do atual choque de oferta em diversas commodities, que se manifestam de maneira defasada na inflação.

Além disso, o Copom prevê outro ajuste da mesma magnitude para a próxima reunião. “O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas, e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária”, afirma.

Ainda de acordo com o comitê, as expectativas de inflação para 2022 e 2023 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 6,4% e 3,7%, respectivamente.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Matérias relacionadas