BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
BM&C NEWS
No Result
View All Result

CEO da Azul fala sobre fusão com Gol e desafios do setor aéreo; leia entrevista

Maurílio Goeldnerby Maurílio Goeldner
03/02/2025

O CEO da Azul, John Rodgerson, falou sobre os desafios enfrentados pela companhia e as estratégias para o futuro, incluindo a fusão com a Gol e a reestruturação financeira da empresa. Em entrevista a Alex André, na BM&C News, o executivo destacou a necessidade de eficiência operacional em meio à crise global de fornecimento de aeronaves e motores, além da valorização do dólar, que impacta diretamente os custos da empresa.

Rodgerson também ressaltou as iniciativas sustentáveis da Azul, como a política “APU Zero”, que reduz significativamente o consumo de querosene em solo, e a ampliação da malha aérea para cidades menores, garantindo conectividade em regiões pouco atendidas por outras companhias. Com uma visão otimista para os próximos anos, o CEO afirmou que a fusão com a Gol poderá fortalecer a aviação brasileira, expandindo rotas e melhorando a experiência dos passageiros. Leia a entrevista completa:

BM&C News: No ano passado, 2024, a Azul trouxe diversos prêmios, reconhecimentos nacionais e internacionais. Foram 33 prêmios, 25 nacionais e oito internacionais. Entre eles, o prêmio de melhor departamento jurídico e também de sustentabilidade. Sabemos da complexidade jurídica no Brasil. Além disso, a Azul foi reconhecida pela NAC mais uma vez como a melhor companhia aérea. Qual é a receita para conquistar tantos prêmios?

John Rodgerson: Nós temos muito orgulho do nosso pessoal. Eu sempre digo que não somos apenas uma companhia aérea, somos uma empresa de pessoas. Temos as melhores pessoas do mundo. No primeiro dia de trabalho na Azul, levamos todos os novos tripulantes para a nossa universidade. Eu sempre recebo cada um deles e digo: “Olhem para os prêmios no prédio. Nenhum desses prêmios pertence a vocês. Se não ganharmos novamente no próximo ano, será culpa de vocês, porque as pessoas que já estão aqui já sabem como ganhar prêmios.” Tenho muito orgulho do nosso time. O ano de 2024 foi muito difícil, com desafios como a crise no Rio Grande do Sul e a desvalorização cambial. Estamos reestruturando nossa dívida e, sinceramente, não sinto que entregamos o melhor produto aos nossos clientes no último ano. Estou animado para voltar a ser a Azul do passado e entregar um serviço ainda melhor. A exigência dos clientes só aumenta, e precisamos evoluir junto com isso.

Foto: Reprodução BM&C News

BM&C News: Além da valorização cambial, há um problema mundial que afeta o setor: a escassez de equipamentos e os atrasos na entrega de aeronaves. Vocês receberam 20 aeronaves, mas sabemos, pelo Azul Day e pela apresentação para investidores, que a expectativa era maior. A demanda por viagens só cresce, mas a oferta não acompanha. Esse problema não será resolvido neste ano, mas sim nos próximos. O que a Azul tem feito para suprir essa demanda crescente?

John Rodgerson: Quando compramos uma aeronave, fazemos isso com cinco anos de antecedência, planejando novas rotas, vendendo passagens. E então, de repente, os aviões atrasam uma, duas, três vezes. Isso nos enlouquece, porque já vendemos esses bilhetes.Outro grande problema mundial hoje é a falta de motores. Estão fabricando novas aeronaves super econômicas, mas os motores precisam ir para a oficina muito mais cedo do que antes. Antes, um motor durava 30 mil horas de voo. Agora, precisa de manutenção após 2.500 horas. Isso significa que há muitos motores parados e uma disputa global por esses ativos.

Em 2024, enfrentamos esses desafios enquanto negociávamos com fabricantes como a Rolls-Royce para conseguir motores sobressalentes e garantir manutenção. Quando tiramos um motor da asa para enviar à oficina, pode levar quase um ano para ele voltar. Isso está impactando os preços das passagens e nossa capacidade de gerar receita.

BM&C News: Um ponto importante que quero destacar é a iniciativa da Azul com a política “APU Zero”, que completará três anos em abril de 2025. Essa iniciativa reduz em 70% o uso de querosene em solo, algo que muitos passageiros nem percebem, mas que melhora a eficiência financeira e ambiental. Como isso impacta a companhia?

Leia Mais

Bofa

BofA revisa Selic para baixo e crescimento de 2% em 2026

24 de novembro de 2025
Black Friday e as fraudes digitais

Black Friday eleva ataques digitais e prejuízos vão além do financeiros

24 de novembro de 2025

John Rodgerson: Muitas pessoas não sabem, mas as aeronaves têm três motores: dois principais e uma unidade auxiliar chamada APU, que fornece energia quando a aeronave está no solo. Essa APU consome combustível, então estabelecemos uma regra: quando a aeronave está no chão, não podemos desperdiçar combustível.

Usamos o APU apenas quando estamos taxiando. O ar-condicionado e a energia vêm do suporte nos aeroportos. Isso economiza muito dinheiro e reduz nosso impacto ambiental. Tenho conversado com o governo para garantir que todos os novos aeroportos no Brasil tenham infraestrutura para fornecer energia às aeronaves. Se nos preocupamos com o meio ambiente e queremos ser eficientes, temos que adotar essas práticas.

BM&C News: A Azul se destaca por atender muitas cidades pequenas que outras companhias não alcançam. Como vocês conseguem administrar essa diversidade de operações e treinamento de pilotos para diferentes tipos de aeronaves?

John Rodgerson: Quando começamos a Azul, decidimos fazer diferente da Gol e da Latam. Desde o primeiro dia, investimos em nossa própria universidade de aviação, nossos simuladores e nosso treinamento. Em Campinas, temos simuladores para Embraer, Airbus, ATR e até Cessna Caravan. Isso nos dá flexibilidade para atender cidades menores como Patos de Minas, Sinop e Sorriso.

Sem a Azul, muitas dessas cidades ficariam sem voos. Olhamos para o Brasil como um mercado cheio de oportunidades, e o interior tem um grande potencial de crescimento.

BM&C News: Sobre a fusão com a Gol, sabemos que existe um memorando de entendimento, e agora o Cade inicia a análise. O que essa fusão representa para o mercado aéreo brasileiro?

John Rodgerson: O mercado aéreo no Brasil dobrou nos últimos seis anos, mas a indústria como um todo não cresceu. Tivemos a saída da Avianca, e a Azul cresceu, mas o setor enfrenta desafios estruturais. Já fizemos uma fusão bem-sucedida no passado, com a Trip, e isso permitiu expansão e novos voos internacionais. A união da Azul e Gol pode trazer mais conectividade, fortalecer o setor e criar mais empregos.

BM&C News: A Azul reduziu sua alavancagem e converteu US$ 1,6 bilhão de dívida em capital próprio. Isso tem relação com a fusão?

John Rodgerson: Essa reestruturação nos deixa mais leves financeiramente. Muitas empresas no Brasil estão endividadas, mas quantas conseguiram converter mais de US$ 1 bilhão de dívida em ações? Isso nos dá mais flexibilidade para crescer. A pandemia foi um desafio global, mas a desvalorização cambial impactou ainda mais. Precisamos ajustar a companhia para essa nova realidade e continuar entregando resultados.

Foto: Reprodução BM&C News

Foto: Reprodução BM&C News

Tags: BMC4
336x280

Notícias

Custo Brasil encarece consumo e reduz renda das famílias

Consumo cai e mercado de trabalho esfria: Livro Bege aponta cenário incerto

Tarcísio diz que direita deve definir candidato à Presidência até março

Comissão do Senado adia votação que aumenta taxação de fintechs e bets

  • All
  • análise
Seus direitos na CLT podem estar sendo ignorados sem que você perceba
Direitos e Benefícios

Seus direitos na CLT podem estar sendo ignorados sem que você perceba

27 de novembro de 2025
O que acontece com seu corpo se você passar a beber chá verde diariamente
Curiosidades

O que acontece com seu corpo se você passar a beber chá verde diariamente

26 de novembro de 2025
5 joias escondidas no catálogo da HBO Max que você precisa descobrir
Cinema/Séries

5 joias escondidas no catálogo da HBO Max que você precisa descobrir

26 de novembro de 2025
Como preparar o solo e o ambiente para cultivar guaraná em casa
Jardinagem

Como preparar o solo e o ambiente para cultivar guaraná em casa

26 de novembro de 2025

Leia Mais

Euforia nos mercados: em dia de Super Quarta, Ibovespa atinge máxima histórica

Ibovespa avança 1,70% e fecha em novo recorde histórico

by Rafael Lara
26 de novembro de 2025
0

O Ibovespa encerrou a sessão desta quarta-feira (26) com alta de 1,70%, aos 158.554,94 pontos, atingindo o maior nível de...

Foto: divulgação

Conversão de dívida da Casas Bahia pode afetar valor da ação

by Redação BM&C News
26 de novembro de 2025
0

A recente decisão da Casas Bahia de converter parte relevante de sua dívida em ações movimentou o mercado e gerou...

Mesmo com pouco dinheiro, é possível criar um fundo de emergência eficiente

Custo Brasil encarece consumo e reduz renda das famílias

by Redação BM&C News
26 de novembro de 2025
0

O avanço do Custo Brasil não impacta apenas a competitividade das empresas, mas chega diretamente ao consumidor na forma de...

FEDERAL RESERVE DIVULGA LIVRO BEGE

Consumo cai e mercado de trabalho esfria: Livro Bege aponta cenário incerto

by Renata Nunes
26 de novembro de 2025
0

O Federal Reserve divulgou, nesta quarta-feira (26), o Livro Bege, indicando que a atividade econômica dos Estados Unidos apresentou poucas...

tarcísio de freitas

Tarcísio diz que direita deve definir candidato à Presidência até março

by Renata Nunes
26 de novembro de 2025
0

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta quarta-feira (26) que a direita brasileira trabalha para apresentar um...

taxação fintechs e bets

Comissão do Senado adia votação que aumenta taxação de fintechs e bets

by Redação BM&C News
26 de novembro de 2025
0

Um pedido de vista do líder da oposição no Senado, senador Rogério Marinho (PL-RN), adiou para 2 de dezembro a...

EXPORTADORAS

Exportadoras sob pressão: Nomos vê oportunidades em Aura e PRIO

by Redação BM&C News
26 de novembro de 2025
0

No cenário econômico atual, a expectativa de um dólar mais fraco reacendeu o debate sobre o papel das exportadoras na...

bitcoin

Cripto em alerta: queda do Bitcoin reacende temor no mercado

by Redação BM&C News
26 de novembro de 2025
0

O Bitcoin está passando por um momento crítico no mercado financeiro. No programa BM&C News, Bruno Corano, economista analisou em...

FISCAL NO RADAR DE BRASÍLIA

Crise fiscal à vista? Professor da FIA alerta para riscos na economia

by Redação BM&C News
26 de novembro de 2025
0

No cenário econômico atual do Brasil, as incertezas políticas têm se tornado fatores preponderantes nas decisões econômicas. Carlos Honorato, professor...

LULA, HADDAD E ALCKIMIN

Lula sanciona lei que aumenta isenção do Imposto de Renda para até R$ 5 mil

by Renata Nunes
26 de novembro de 2025
0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (26) o projeto de lei que eleva para R$ 5...

Load More

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.