
Na última segunda-feira (27), após o fechamento do pregão, a Braskem (BRKM5) reportou ao mercado o balanço do quarto trimestre de 2022. A companhia recuou 1% no volume de vendas de resinas no mercado brasileiro, contra igual período do ano anterior, para 861 mil toneladas.
No trimestre anterior, a petroquímica reportou queda de 3% nas vendas de resinas, diante da menor demanda de polipropileno (PP) e PVC. “Como consequência do menor consumo de bens duráveis e materiais de construção civil impactados pelo aumento da taxa de juros para o controle da inflação no Brasil”, informou a Braskem em prévia operacional.
Além disso, as exportações da resina a partir do Brasil cairam 24%, em performance atribuída pela companhia a “menores oportunidades no mercado internacional dado os elevados níveis de estoques na cadeia de transformação global”.
As vendas no mercado brasileiro do segmento “principais químicos”, que inclui eteno, propeno, butadieno, cumeno, gasolina, benzeno, tolueno e paraxileno, caíram 18% no trimestre frente a igual período de 2021, a 657 mil toneladas.