Para cultivar a erva-mate em casa, você precisa simular o ambiente de sub-bosque das florestas da América do Sul. O segredo é fornecer um solo fértil, meia-sombra durante a juventude da planta e paciência, pois a árvore leva alguns anos para se estabelecer.
O solo e o local ideal para a erva-mate
A erva-mate (Ilex paraguariensis) prefere um solo argiloso, fértil e com boa capacidade de retenção de umidade, mas sem ficar encharcado. Prepare o vaso ou o canteiro com uma mistura de terra de jardim, composto orgânico e um pouco de areia para garantir a drenagem.

O local de plantio é crucial, especialmente nos primeiros anos. A planta jovem precisa de proteção contra o sol direto e intenso, preferindo a meia-sombra, como a luz que passa pela copa de árvores maiores. Após os primeiros dois anos, ela se torna mais resistente e pode tolerar mais sol.
Como plantar a partir de sementes ou mudas?
O plantio a partir de mudas é o método mais fácil e rápido para iniciantes, pois as mudas já estão estabelecidas. Se optar por sementes, saiba que elas possuem uma dormência natural e podem levar de 6 meses a um ano para germinar, exigindo um processo de estratificação (simulação de inverno) para acelerar a quebra da dormência.
Ao plantar a muda, cave um buraco do dobro do tamanho do torrão, posicione a planta e preencha com a mistura de solo preparada. Regue abundantemente após o plantio para ajudar no estabelecimento das raízes.
Cuidados essenciais: rega, adubação e poda
A manutenção da erva-mate é relativamente simples. A rega deve ser regular, mantendo o solo sempre levemente úmido, especialmente durante os períodos de seca. A adubação com composto orgânico ou húmus de minhoca a cada seis meses é suficiente para nutrir a planta.
A poda é uma etapa importante e deve ser feita após a planta atingir cerca de 2 anos. A poda dos galhos estimula o crescimento de novas folhas, que são a parte utilizada para o chimarrão e o tereré. A colheita pode começar a partir do terceiro ou quarto ano.
Leia também: Como escolher a grama ideal para o seu jardim em qualquer região do Brasil
Quando e como colher as folhas para o seu mate?
A colheita da erva-mate deve ser feita preferencialmente nos meses de outono e inverno (de abril a agosto), quando a planta tem maior concentração de nutrientes e cafeína nas folhas. Colha apenas os ramos maduros, deixando sempre uma parte da folhagem para que a árvore continue a fazer fotossíntese, veja abaixo o vídeo do canal Agraer:
Após a colheita, as folhas e os pequenos ramos passam por um processo de secagem e trituração antes de estarem prontos para o consumo. O cultivo em casa permite controlar todo o processo, garantindo uma erva pura e de alta qualidade. O passo a passo para o cultivo é:
- Escolher um local com meia-sombra e preparar um solo fértil e drenado.
- Plantar uma muda já estabelecida para resultados mais rápidos.
- Manter o solo úmido com regas regulares e adubar semestralmente.
- Realizar a primeira colheita após o terceiro ano, nos meses mais frios.
Gostou de aprender a ter sua própria fonte de mate? Compartilhe com os amigos que não vivem sem um bom chimarrão ou tereré!














