BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Dívidas? Saiba como sair do negativo para começar a investir

Naty FallaPor Naty Falla
09/02/2022

Com os reflexos da crise econômica, muitos brasileiros acabaram se endividando. Segundo a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), 76,3% de cidadãos possuíam dívidas em dezembro, sendo o maior patamar da série iniciada em janeiro de 2010.

Para tentar sair deste cenário, muitas pessoas acabam pedindo empréstimos ou utilizando mais o cartão de crédito, o que pode gerar ainda mais dívidas. Segundo Guilherme Ammirabile, assessor de investimentos da iHUB Investimentos, o famoso cartão não é necessariamente um vilão, mas é preciso ter aquele cuidado básico já conhecido: se for gasto mensalmente mais do que se ganha, a pessoa pode entrar em um ciclo vicioso que requer muito mais esforço para sair.

“Parece óbvio, mas o primeiro passo para quem está no processo de se livrar das dívidas, e também o mais importante, é que o consumidor saiba quanto ele ganha de fato. Soa estranho, mas muitas pessoas não sabem quanto recebem, por não saberem o valor líquido do salário, já descontando todos os impostos e deduções”, explica o especialista à BM&C News.

Gustavo Raposo, CEO da Fintech Leve, ressalta que pegar um empréstimo ou um crédito para alcançar uma conquista, com parcelas que ele pode pagar, até é um recurso interessante e pode ajudar muitas pessoas que não possuem outra alternativa, desde que seja feito com cautela.

“O problema está quando as dívidas deixam de ser gerenciáveis. Ou seja, a pessoa não consegue encaixar as parcelas de pagamento dentro do seu orçamento mensal e, por conta disso, para de pagar. Com isso, a dívida vai crescendo, somando juros e perde-se o controle da situação”, alerta o especialista.

COMO SE LIVRAR DAS DÍVIDAS?

Antes de mais nada, é preciso ter disciplina e entender que gastar menos do que ganha requer controle de gastos e dedicação: “Descer um degrau no padrão de vida, não é tarefa fácil. Muito se diz sobre não diminuir os gastos e sim aumentar os ganhos. Isso seria perfeito, mas entendo que não é tarefa simples. Tendo um caixa superavitário (gastando menos do que ganha) é um ótimo indicador que novas dívidas não serão contraídas, e à partir daí começar a honrar a dívida atual”, explica o assessor de investimentos da iHUB.

Ammirabile ainda diz que, caso a pessoa não seja muito organizada, é interessante dividir o mês em semanas: “Ela pode estipular um teto de gasto por semana. Além disso, tentar renegociar a dívida pode ser um bom caminho também. Após essa revisão, se ela conseguir pagar mais de uma parcela por mês, o valor pago diminuirá muito, pois incidirão menos juros”.

Gustavo Raposo, CEO da Fintech Leve, ressalta a importância de possuir uma reserva de emergência para poder arcar com situações que acontecem inesperadamente. Caso não a tenha, o primeiro passo para isso é sair de uma mentalidade de “gasta primeiro e depois guarda” para uma mentalidade de “guarda primeiro e depois gasta”.

Leia Mais

Como planejar as finanças para viajar sem estourar o orçamento

Como planejar as finanças para viajar sem estourar o orçamento

25 de agosto de 2025
O segredo mais valioso para voar pagando quase nada com milhas

Truques de viagem que não funcionam e ainda causam prejuízo

16 de julho de 2025

“Tem estudos que falam que é isso que diferencia o grupo das pessoas que possuem uma saúde financeira daquelas que não tem. Uma dica para isso é já programar no banco, na hora de receber o salário, já reservar automaticamente um valor que você sabe que não vai te deixar apertado financeiramente e que te ajudaria a montar uma reserva de emergência”, explica ele.

O assessor de investimentos Guilherme Ammirabile traz uma importante reflexão: “Antes de contrair uma dívida, é preciso saber se você realmente precisa comprar o que está comprando. Será que se esperar mais alguns meses, juntando um valor um pouco maior, a parcela não cairá? Outro ponto é: Você consegue pagar confortavelmente essa prestação? Além disso, saiba o prazo e os juros dessa operação financeira. Assim você terá mais noção do quanto de juros estará pagando ao banco”.

COMO COMEÇAR A INVESTIR?

O assessor de investimentos da iHUB Investimentos explica que isso depende de pessoa para pessoa já que, no mundo ideal, cada um deveria ter uma reserva de emergência à disposição, caso haja algum imprevisto.

E essa reserva deve corresponder de 3 a 6 vezes o custo mensal da pessoa. Dessa forma, em caso de perda de emprego, por exemplo, ela teria uma folga de 3 a 6 meses para buscar a recolocação no mercado sem deixar atrasar as contas.

“Então, assim que conseguir controlar a balança de pagamentos individual (receitas – despesas), reserve um valor para a composição da reserva de emergência. Isso poderá evitar a contratação de uma nova dívida”, complementa o Guilherme.

ONDE APLICAR?

Para quem ainda não tem uma reserva de emergência, o CEO da Fintetch Leve recomenda investir em aplicações seguras, de baixo risco e liquidez, como o Tesouro Selic– que com a alta da Selic é hoje a melhor opção – ou então aplicações de Fundo CDI (alguns bancos digitais oferecem rendimento 100% CDI com liquidez diária). No caso de pessoas que já possuem a reserva, aí sim podem fazer planos de investimentos para seus objetivos de médio e de curto prazo.

O assessor de investimentos Gustavo Ammirabile cita a importância da reserva de emergência ter alta liquidez e baixo risco. O especialista também cita o Tesouro Selic, assim como CDBs de liquidez diária.

“Um bom caminho é começar por investimento de longo prazo. Fundos de investimento: multimercados, ações, previdenciários. Títulos de crédito privado: buscar opções com vencimentos longos (a partir de 3 anos)”, explica ele.

Alguns exemplos: CDBs indexados ao CDI, com remuneração acima de 130% desse benchmark. LCIs e LCAs indexados ao IPCA, com juros reais acima de 4%. Não possuem incidência de IR e cumprem a função de proteger contra a inflação.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

fundo imobiliГѓВЎrio

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Tags: dicasManchete
336x280

Notícias

Petróleo em compasso de paz: o que esperar após o cessar-fogo em Gaza

Economistas cobram corte da Selic e política de desenvolvimento

Economista aponta possível efeito dos precatórios no setor de varejo em agosto

“Congresso resiste a cortes e pressiona fiscal de 2026”, avalia especialista

  • All
  • análise
Eventos da 10ª edição do IBDS serão no Theatro Municipal e no Masp, em São Paulo (Fotos: Divulgação)
Negócios

Novo marco legal do seguro pauta 10º Congresso Internacional do IBDS

15 de outubro de 2025
Mais de 70% dos brasileiros já se programaram para as compras na Black Friday, aponta levantamento da Koin
Varejo

Varejo aposta em experiências imersivas na Black Friday

15 de outubro de 2025
Petróleo em compasso de paz: o que esperar após o cessar-fogo em Gaza
Análises

Petróleo em compasso de paz: o que esperar após o cessar-fogo em Gaza

15 de outubro de 2025
Congresso

Economistas cobram corte da Selic e política de desenvolvimento

15 de outubro de 2025

Leia Mais

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Por Redação BM&C News
8 de setembro de 2025
0

O Banco Central intensificou a vigilância sobre fintechs e operações de intermediação após episódios recentes que expuseram fragilidades fora do...

azul

Azul dispara com resultado operacional robusto em julho

Por Rafael Lara
1 de setembro de 2025
0

As ações da Azul (AZUL4) tiveram um dos desempenhos mais expressivos do mercado nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025)....

Analistas veem cautela dos investidores após interpretação de Dino sobre lei estrangeira

“Decisão de Dino no STF aumenta cautela de investidores”, dizem especialistas

Por Redação BM&C News
20 de agosto de 2025
0

A recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aplicação de leis estrangeiras no...

Curva dos Treasuries reflete incertezas sobre política monetária americana

O que a evolução dos Treasuries revela sobre juros e inflação nos EUA

Por Redação BM&C News
19 de agosto de 2025
0

O comportamento dos Treasuries desde 2022 mostra como as taxas dos títulos do Tesouro americano acompanharam a política monetária do...

Unidade de mistura de minério de ferro em porto na China

Minério de Ferro dispara com expectativa de novos estímulos na China

Por Lucas Tadeu
7 de outubro de 2024
0

O mercado de minério de ferro tem vivenciado uma alta expressiva nas últimas semanas, impulsionado por expectativas de estímulos econômicos...

Foto: MZ

Transformando dados em estratégia nas divulgações de resultados

Por Redação BM&C News
2 de outubro de 2024
0

A narrativa no mercado de capitais é muito mais do que uma simples história; ela é o fio condutor que...

Notas de 100 reais | Fonte: Pexels

30 Anos Plano Real: Como a estabilidade econômica transformou o planejamento financeiro dos brasileiros

Por Redação BM&C News
1 de outubro de 2024
0

Em 2024 celebramos os 30 anos do Plano Real, um divisor de águas na história econômica do Brasil. Antes da...

desemprego no Brasil

Como é que a taxa de emprego aumenta e o seguro-desemprego cresce?

Por Aluizio Falcão Filho
30 de setembro de 2024
0

Certos dados macroeconômicos são difíceis de entender no Brasil. Um exemplo é a recente alta de juros em um cenário...

Estratégias de investimento e desafios dos fundos multimercados em 2024

Por Lucas Tadeu
23 de setembro de 2024
0

Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, falou sobre sua trajetória e a importância de uma boa estratégia de alocação...

NГѓВєmero de apostadores no Brasil supera em 7 vezes o de investidores, aponta pesquisa do IBGE

O crescimento das apostas no Brasil e seus desafios econômicos

Por Lucas Tadeu
16 de setembro de 2024
0

O mercado de apostas esportivas e jogos de azar no Brasil está crescendo exponencialmente. Em 2023, 22 milhões de brasileiros...

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.