Quando alguém fala sobre investimentos no exterior, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça? Uma operação complexa e burocrática? Ou então algo acessível apenas para quem tem muito dinheiro?
Pois saiba que nada disso é verdade e você pode estar deixando de aproveitar ótimas oportunidades por acreditar nestes mitos. Pensando nisso, a Avenue desmistificou 6 pontos sobre o investimento no exterior. Veja abaixo:
1 – É ilegal investir fora do Brasil
Muitas vezes ouvimos falar sobre escândalos de corrupção no Brasil envolvendo malas de dinheiro e contas internacionais, o que pode levar à crença de que é ilegal investir no exterior. Mas é importante deixar bem claro que não é nada de legal ter uma conta com recursos no exterior, desde que seu dinheiro seja devidamente declarado à Receita Federal e ao banco Central.
2 – É muito difícil e demorado abrir uma conta internacional
Se você tentasse abrir uma conta internacional há alguns anos, encontraria diversas barreiras -como o idioma, tempo de abertura e até dificuldades para declarar o imposto de renda. Mas o mundo evoluiu e os mercados também. Com a Avenue é possível abrir uma conta nos Estados Unidos em menos de 10 minutos, com poucos cliques e totalmente em português.
Assim fica muito mais fácil investir e tirar todas as suas dúvidas sempre que precisar.
3 – Só quem tem muito dinheiro consegue investir fora do país
Durante muitos anos, investir no exterior era visto como algo acessível apenas para pessoas com muito dinheiro disponível para aplicar. No entanto, essa realidade mudou e com poucos dólares já é possível começar a investir no exterior pela Avenue. “O mercado ficou muito mais democrático, tornando o investimento internacional mais acessível a todos”, afirma a corretora.
4 – É muito arriscado investir nos EUA
Lembre-se de que ao investir no mercado americano você estará se expondo ao dólar, uma moeda historicamente forte e que ao longo do tempo se valorizou frente a diversas outras moedas – especialmente as de países emergentes, como o Brasil.
Além disso, você estará diversificando seus investimentos em diferentes moedas, reduzindo o risco do seu portfólio e consequentemente a volatilidade da sua carteira.
Através da Avenue, o investidor consegue ter acesso a uma grande variedade de investimentos no exterior, com diferentes características – escolhendo assim aquele que mais se adequa com o seu perfil de investidor. Além disso, a Avenue é membro do SIPC (Securities Investor Protection Corporation), uma organização sem fins lucrativos que garante a proteção do seu patrimônio em até US$ 500 mil, sendo US$ 250 mil em dinheiro parado em conta caso haja fraude ou falência da corretora.
5 – A rentabilidade não compensa
É importante lembrar que o Brasil representa uma economia emergente e isso oferece riscos associados – ou seja, o investidor exige um retorno maior do que nos Estados Unidos para comprar títulos brasileiros. É a famosa relação risco x retorno – quanto maior o risco, maior o retorno esperado.
Isso quer dizer que quando comparamos a taxa de juros no Brasil com a taxa de juros nos Estados Unidos, não estamos comparando as mesmas taxas. As altas taxas de juros no Brasil tornam os investimentos de renda fixa local bem atrativos, mas investir no exterior também pode oferecer oportunidades de alta rentabilidade, dependendo do prazo e do perfil de risco do investidor.
A através da Avenue, você consegue ter acesso a um portfólio diversificado de Treasures, Bonds e até mesmo ETFs.