BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Presidente do México propõe bloco regional nos moldes da União Europeia

BMCNEWS Por BMCNEWS
10/01/2022
Em BM&C NOW, INTERNACIONAL
Getty Images

A América Latina e países do Caribe deveriam aspirar a um bloco regional similar à União Europeia, afirmou o presidente do México neste sábado em uma cúpula que mira retirar influência diplomática das mãos da Organização dos Estados Americanos (OEA), sediada em Washington.

Anfitrião da cúpula, o presidente Andrés Manuel López Obrador disse a quase 20 presidentes e primeiros-ministros na cerimônia de abertura da reunião da Comunidade dos Estados Latino Americanos e Caribenhos (Celac) que o bloco poderia impulsionar melhor as economias de região acometidas pela desigualdade, e também enfrentar crises de saúde e de outras naturezas.

“Nestes tempos, a Celac pode se tornar o principal instrumento para consolidar as relações entre nossas nações latino-americanas e caribenhas”, disse, na cerimônia de abertura, realizada no palácio nacional no centro da Cidade do México.

Veja mais:

  • AMER3 e LAME4: O que está acontecendo com os papéis da Americanas?
  • EXCLUSIVO: CEO da Orizon conta planos da empresa

“Deveríamos construir no continente americano algo similar ao que foi a comunidade econômica que foi o início da atual União Europeia”, acrescentou, enfatizando a necessidade de respeitar a soberania das nações da região.

O começo da cúpula focou nos líderes de centro-esquerda da região, incluindo o novo presidente do Peru, Pedro Castillo, Miguel Díaz-Canel, de Cuba, e Nicolás Maduro, da Venezuela.

Nenhum representante do governo Jair Bolsonaro compareceu.

Mas alguns pontos de tensão surgiram, incluindo críticas do presidente de centro-direita do Uruguai, Luis Lacalle, que afirmou que sua participação na cúpula não deveria ser interpretada como uma aceitação dos regimes mais autoritários da região.

“Estamos preocupados e olhamos com gravidade ao que acontece em Cuba, Nicarágua e Venezuela”, disse, citando o que descreveu como ações repressivas desses governos, incluindo a prisão de oponentes políticos.

Os líderes se reuniram a convite de López Obrador com o objetivo declarado de enfraquecer o órgão regional OEA que, sediado em Washington, exclui Cuba e é visto com ceticismo por muitos líderes de centro-esquerda da América Latina.

Em seus comentários, o presidente boliviano, Luis Arce, defendeu um acordo global para reduzir as dívidas dos países pobres, enquanto o cubano Diaz-Canel defendeu o fim do embargo comercial dos EUA contra a ilha comunista.

Leia Mais

Brasília (DF), 16/09//2025  -  Senador, Flávio Bolsonaro durante entrevista. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Como o Centrão pode complicar a candidatura de Flávio Bolsonaro

9 de fevereiro de 2026
Créditos: depositphotos.com / MediaWhalestock

Contratações formais e vistos de investimento trazem 70 mil profissionais estrangeiros ao Brasil

2 de fevereiro de 2026

O ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez ajudou a fundar a Celac em 2011, e seu sucessor, Maduro, chegou à capital mexicana na noite de sexta-feira como uma surpresa para os chefes de Estado reunidos.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

*Com Reuters

Com 3.418 salas e 135.000 metros quadrados, o palácio real de Madrid, de 1735, tornou-se a maior residência real da Europa e um tesouro da arquitetura barroca

Com 13,29 quilômetros de extensão e inaugurada em 1974, a Ponte Rio-Niterói tornou-se a maior ponte de concreto protendido do Brasil e um marco da engenharia nacional

Com motor V16 híbrido de 1.800 cavalos e velocidade máxima de 445 km/h, o novo Bugatti Tourbillon virou a maior obra-prima da engenharia ao custar milhões de dólares em 2026

Essa cidade que foi fundada há quase 500 anos é a mais antiga do Brasil e impressiona com qualidade de vida exemplar

Estrada San Boldo ganha fama por ser feita em 100 dias, pois seus 5 túneis de 1918 vencem a montanha com uma engenharia militar recordista na Europa

Com investimento de 20 bilhões de euros e 10 milhões de componentes, o reator ITER virou o maior desafio científico da humanidade ao tentar manter um plasma de 150 milhões de graus Celsius em 2026

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.